segunda-feira, 29 de abril de 2024

O Marco dos povos indígenas é Ancestral! ✊🏽

greenpeace

Na semana passada aconteceu o Acampamento Terra Livre (ATL) 2024 em Brasília, Sonia.

E na quinta-feira (25), foi o dia da principal Marcha do ATL 2024, liderada pelos mais de 200 povos indígenas presentes nesta edição.

Foi um momento muito bonito que reuniu milhares de pessoas, centenas de culturas, de todas as partes do país. Presenciamos uma demonstração da força e da resiliência dos povos indígenas, que há 524 anos lutam para ter seus direitos e suas vidas respeitados. 

Um dos destaques da marcha foi uma imensa Cobra do Tempo - tinha 100 metros! - que levava o tema do ATL, e desta marcha, para as avenidas de Brasília: "Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui." 

Inserir um pouquinho de texto (2)

Dá uma lida nesse trecho de um dos Manifestos do movimento indígena divulgados durante o ATL:

"Nós, povos indígenas, somos guardiões da biodiversidade e estamos na linha de frente para conter a crise climática global, por meio de saberes e tecnologias sociais produzidos por nossos modos de ser e estar no mundo. É justamente em nossos territórios que se encontram as bases para a construção do mundo pós-carbono".

É inegável a importância dos territórios indígenas na proteção ao meio ambiente. É nestes saberes ancestrais que encontramos saídas para enfrentar a crise climática.

Defender os direitos dos povos indígenas é uma luta de todas as pessoas - e não só das que são indígenas.

Por isso precisamos nos mobilizar e apoiar a luta indígena contra a Lei 14.701. Esta lei, aprovada no fim do ano passado, reinstituiu a tese - mesmo depois de o STF julgar o Marco Temporal como inconstitucional.

Sonia, eu perdi as contas de quantas vezes eu ouvi, durante o ATL, as lideranças indígenas mencionando como é importante enfrentar a tese do Marco Temporal e derrubar essa lei.

Então, podemos contar com a sua assinatura em nosso abaixo-assinado contra o Marco Temporal? 

ASSINAR AGORA

Muito obrigado,

Jorge Oliveira

    Jorge Eduardo Dantas
    Greenpeace Brasil

 

P.S.: Sonia, o Greenpeace Brasil trabalha diariamente para garantir um futuro mais verde e justo para todos. Nossos esforços para denunciar os crimes ambientais e humanitários na Amazônia são um exemplo. Mas só podemos fazer o que fazemos graças a pessoas como você. Não aceitamos recursos de governos, partidos políticos ou empresas, porque nossa independência para lutar pelo que acreditamos vale mais. Por favor, doe. Este gesto faz toda a diferença

© Greenpeace Brasil 2024

Este e-mail foi enviado para heberlee.viva@blogger.com porque está inscrito nas listas do Greenpeace Brasil. O Greenpeace respeita a sua privacidade. Não quer mais receber nossos e-mails? Descadastre-se aqui.

Nenhum comentário: