sábado, 20 de janeiro de 2024

Sonia, os Yanomamis ainda precisam de nós!

https://www.greenpeace.org/brasil/apoie/amazonia-livre-de-garimpo/?utm_source=email&utm_medium=ciber&utm_campaign=florestas&utm_content=aq_20240119

Olá, Sonia.

Há um ano, a emergência humanitária Yanomami ganhou os jornais, as redes sociais e as televisões em todo o país. 

Foi quando os brasileiros conheceram, de verdade, os horrores causados pelo garimpo ilegal em Territórios Indígenas na Amazônia: conflitos por terras, mortes, desnutrição e rios destruídos pelo mercúrio.

Estes são apenas alguns dos impactos devastadores.  

A presença de forças oficiais dentro do território Yanomami, uma das primeiras medidas do governo Lula, não foi o suficiente para afastar os invasores. 

Relatos de lideranças indígenas, testemunhas e dados técnicos mostram que a atividade garimpeira nunca parou.

Os garimpeiros sofisticaram seus métodos. Eles passaram, por exemplo, a trabalhar no período noturno e evitar o corte de árvores para driblar as imagens de satélite. 

E para piorar, o garimpo ilegal avançou em áreas antes desocupadas, logo após a saída gradual do Exército e das forças federais.

Sonia, precisamos de uma forte união da sociedade civil para pressionar as autoridades brasileiras a retirar imediatamente todos os garimpeiros ilegais da Amazônia.

Por favor, assine a petição e nos ajude a cobrar justiça para os povos indígenas!  

ASSINAR AGORA

Não se engane: o garimpo que assola inúmeros povos indígenas na Amazônia (além dos Yanomami, em especial os povos Munduruku e Kayapó) não é realizado por alguns aventureiros.

Grandes redes profissionalizadas, com altíssimos investimentos, lucram muito de um lado.

Povos originários, do outro, veem as vidas e a saúde de milhares dos seus ceifadas pela ganância.

Precisamos falar alto para que as autoridades nos ouçam. Em defesa da vida, da natureza e da biodiversidade. Junte-se a nós pelos direitos dos povos indígenas!

QUERO AJUDAR
A hora é essa, Sonia.

Um abraço,

Jorge Oliveira

    Jorge Eduardo Dantas
    Greenpeace Brasil

 

P.S.: Sonia, o Greenpeace Brasil trabalha diariamente para garantir um futuro mais verde e justo para todos. Nossos esforços para denunciar os crimes ambientais e humanitários na Amazônia são um exemplo. Mas só podemos fazer o que fazemos graças a pessoas como você. Não aceitamos recursos de governos, partidos políticos ou empresas, porque nossa independência para lutar pelo que acreditamos vale mais. Por favor, doe. Este gesto faz toda a diferença

© Greenpeace Brasil 2023

Este e-mail foi enviado para heberlee.viva@blogger.com porque está inscrito nas listas do Greenpeace Brasil. O Greenpeace respeita a sua privacidade. Não quer mais receber nossos e-mails? Descadastre-se aqui.

Nenhum comentário: