terça-feira, 24 de outubro de 2023

Petróleo na Amazônia Não!

https://www.greenpeace.org/brasil/apoie/marco-temporal-nao/?utm_source=email&utm_medium=ciber&utm_campaign=florestas&utm_content=aq_20231023_assinou

Olá, Sonia. Tudo bem?

A pressão está forte, então nós também devemos ser.

A movimentação de empresas e de políticos para a abertura de novas fronteiras de petróleo na costa amazônica tem sido crescente.

Por esse motivo, lançamos hoje (24) um abaixo-assinado para pressionar o presidente Lula e o governo federal a cumprir um compromisso assumido ainda em campanha: o de proteger a região.

ASSINE AGORA

O governo tem colocado o Brasil como liderança climática e ambiental.

Esse protagonismo, no entanto, está diretamente ameaçado pela aposta na expansão do petróleo em áreas sensíveis, como a Bacia da Foz do Amazonas. 

O governo brasileiro tem uma escolha a fazer: continuar investindo no petróleo ou proteger a Amazônia e priorizar energias limpas em nome do nosso futuro!

Ilustração: Estúdio Rebimboca

Além da exploração na Amazônia ser um erro socioambiental e climático, ela pode ser também um equívoco econômico, já que a economia global passa por uma descarbonização diante da gravidade dos eventos extremos. 

Caso a atividade avance na região, as oportunidades de financiamento climático, fonte de recursos para o desenvolvimento sustentável, podem ser afastadas do Brasil.

O papel de cobrar as nações mais ricas pela redução de emissões de gases do efeito estufa também será fragilizado.

"Estamos chamando o presidente Lula e o governo federal para um posicionamento compatível com o desafio climático que o mundo enfrenta hoje. Para fortalecer o protagonismo do Brasil, reduzir o desmatamento não basta: é preciso impedir o avanço do petróleo na Amazônia, que conta com áreas sensíveis como a Bacia da Foz do Amazonas, região que abriga extensas faixas de manguezais e o Grande Sistema de Recifes do Amazonas, uma biodiversidade única que deve ser protegida" - Enrico Marone, porta-voz da frente de oceanos do Greenpeace Brasil. 
 
Entendeu a dimensão do problema para os povos, a floresta, rios e mares da costa da região, Sonia?

O petróleo é nosso passado. Já passou da hora de investir em uma transição energética justa de verdade! 

Nos ajude a pressionar o presidente Lula e o governo federal para que declarem a Amazônia como zona livre de petróleo! Você pode assinar agora mesmo?

QUERO PARTICIPAR

Temos muito a conversar sobre este assunto daqui para frente, Sonia.

A nossa luta está só começando e o seu apoio será fundamental.

Um abraço, 

Lu Sudré-3


  Lu Sudré

  Greenpeace Brasil

P.S.: Sonia, dependemos exclusivamente de pessoas físicas para financiar nossas atividades. Neste momento, estamos mobilizados, por exemplo, para levar ajuda humanitária à região Amazônica, que passa por uma seca histórica. Falta o básico em muitos municípios e, por isso, reativamos o Asas da Emergência - para doar itens de primeira necessidade, como alimentos e água potável a quem mais precisa. Clique e faça a sua contribuição.

© Greenpeace Brasil 2023

Este e-mail foi enviado para heberlee.viva@blogger.com porque está inscrito nas listas do Greenpeace Brasil. O Greenpeace respeita a sua privacidade. Não quer mais receber nossos e-mails? Descadastre-se aqui.

Nenhum comentário: