sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Marco Temporal: 5 dias para a decisão. AJUDE!

https://www.greenpeace.org/brasil/?utm_source=email&utm_medium=ciber&utm_campaign=oceanos&utm_content=aq_20230823

Olá, Sonia. 

Chegou a hora de colocarmos um ponto final na tese anti-indígena do Marco Temporal e, para isso, precisamos da sua ajuda. 

Após o tema avançar no Senado, em um claro ataque ao que diz nossa Constituição, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar a votação na próxima quarta-feira (30)

Precisamos elevar nossas vozes, pedindo que os ministros reafirmem os direitos dos povos originários a suas terras.

Já somos milhares de brasileiros e brasileiras dizendo #MarcoTemporalNão - falta você.

Por favor, participe do nosso abaixo-assinado, Sonia. Assinar leva menos de 2 minutos!

QUERO ASSINAR

Sonia, nós já conversamos sobre isso, mas nunca é demais repetir. O Marco Temporal prejudica todas as Terras Indígenas e mais de 1.000 serão diretamente afetadas.

O cenário é grave e, nos últimos dias, ganhou contornos ainda mais preocupantes.

Isso porque, em votação nesta 4ª feira (23), a Comissão de Agricultura (CRA) do Senado aprovou o Projeto de Lei 2.903/2023, que também trata do Marco Temporal.

O próximo passo é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). E há pressão de ruralistas para votar em plenário no início de setembro. 

A notícia é difícil de aceitar. 

A sociedade civil, científica e o movimento indígena já mostraram repetidamente: trata-se de um retrocesso histórico à luta desses povos, à conservação da natureza e ao enfrentamento à crise climática.

 "O PL do Marco Temporal autoriza um 'vale tudo nas Terras Indígenas' e seu avanço na Comissão de Agricultura mostra o desprezo da bancada ruralista pelos direitos dos povos originários e pelo futuro do nosso país" - Luiza Lima, coordenadora de Políticas Públicas do Greenpeace.

Navegar é preciso, e recordar também: o PL estabelece a tese inconstitucional de que só os territórios demarcados à época do lançamento da nova Constituição são válidos.

Esse argumento, no entanto, desconsidera as lutas e violências no campo, as invasões ilegais e tantas outras dificuldades pelas quais passam os povos indígenas.

Precisamos de 500 mil assinaturas para mostrar que a sociedade brasileira é contra este absurdo inconstitucional! Podemos contar com você?

QUERO ASSINAR

A luta segue!

Conto com você,

perfil-Andressa


  Andressa Santa Cruz

  Greenpeace Brasil

 

P.S.: Sonia, ainda temos muito trabalho pela frente. O Greenpeace é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Doando agora, você nos ajuda a ampliar o trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique aqui e faça uma doação. Aproveitamos para sinalizar que nossa equipe poderá entrar em contato com você por telefone nos próximos dias, reforçando nosso pedido. Fique à vontade para nos apoiar pelo canal de sua preferência!

© Greenpeace Brasil 2023

Este e-mail foi enviado para heberlee.viva@blogger.com porque está inscrito nas listas do Greenpeace Brasil. O Greenpeace respeita a sua privacidade. Não quer mais receber nossos e-mails? Descadastre-se aqui.

Nenhum comentário: