quinta-feira, 30 de novembro de 2023

🔥 A COP 28 começou - e nós estamos aqui!

https://www.greenpeace.org/brasil/apoie/manifesto-pela-agroecologia/?utm_source=email&utm_medium=ciber&utm_campaign=agroecologia&utm_content=aq_20231129_nao_assinou

Olá, Sonia.

É hoje o dia! 

Ao final de um ano marcado por ondas de calor, tempestades, inundações, alagamentos, poluição do ar e ciclones, começa a COP 28 - Conferência do Clima das Nações Unidas.

É justamente em Dubai, nos Emirados Árabes - uma das capitais do luxo, da riqueza e do petróleo - que cerca de 200 países se reúnem para discutir como enfrentar a emergência climática: o maior desafio do século e de nossas vidas.

Entre as muitas medidas a serem tomadas, uma delas é imprescindível: as nações precisam chegar a um acordo para reduzir progressivamente a produção de combustíveis fósseis.

Em números absolutos, esta diminuição tem que alcançar 43% em 2030, 60% em 2035 e 100% até 2050. 

Mesmo com riscos tão graves e conhecidos, os 20 maiores produtores de petróleo do mundo - entre eles o Brasil, que ocupa a 9ª posição - não parecem muito interessados em colaborar. 

Pelo contrário: só pensam em ampliar a exploração. É o nosso caso, com a pressão para vasculhar novos poços de petróleo na Bacia do Rio Amazonas. Uma tragédia, para dizer o mínimo.

Lula chega à COP com a promessa de que o Brasil assumirá a liderança climática global. Para isso, presidente, é preciso cumprir a palavra: declare a Amazônia como uma área livre de petróleo. 

Por favor, Sonia, amplie nosso grito a favor da vida e de um futuro mais verde e justo. Cobre o governo e junte-se ao nosso abaixo-assinado "Petróleo na Amazônia Não!"

ASSINAR AGORA

O Greenpeace Brasil já está em Dubai para acompanhar as negociações. Em nossa agenda, algumas das pautas prioritárias são a transição energética justa e o financiamento para estratégias de adaptação nas cidades.

Lembra que eu falei sobre vivermos o maior desafio do século? Pois então, ele pode ser mais complexo do que imaginávamos - e olha que sabemos há tempos das dificuldades.

Caso ações concretas e ambiciosas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa não sejam tomadas, podemos superar o aumento de 2ºC antes de 2050, uma verdadeira catástrofe. 

Em outras palavras, a vida na Terra, como a conhecemos, pode ser cada vez mais difícil, com novos eventos climáticos extremos acontecendo com mais intensidade e com mais frequência.

Há muito a ser feito, e o principal é um acordo de redução progressiva na produção de combustíveis fósseis até 2050.

As nossas mangas estão arregaçadas e falamos um pouco sobre esse assunto aqui neste vídeo

Se você também sabe que os combustíveis fósseis são os maiores vilões do aquecimento global, por favor participe do nosso abaixo-assinado. Não leva nem 5 minutos!

PETRÓLEO NA AMAZÔNIA NÃO

Seguimos conversando, sempre com notícias fresquinhas direto de Dubai.


Lais Modelli (1)

    Lais Modelli
    Greenpeace Brasil

 

P.S.: Sonia, o Greenpeace Brasil trabalha diariamente em defesa da natureza, do direito dos povos originários e tradicionais, e pelo bem estar e bem viver da população. Fazemos isso apenas com o apoio de pessoas físicas, como você. A sua doação contribui para financiar nossas atividades e faz a diferença. Nos ajude a continuar lutando por um futuro mais verde e justo. Doe agora!

© Greenpeace Brasil 2023

Este e-mail foi enviado para heberlee.viva@blogger.com porque está inscrito nas listas do Greenpeace Brasil. O Greenpeace respeita a sua privacidade. Não quer mais receber nossos e-mails? Descadastre-se aqui.

Nenhum comentário: