quarta-feira, 22 de março de 2023

Vai uma água com mercúrio aí? 🤔

https://doe.greenpeace.org.br/doar/p?appeal=18710&utm_source=email&utm_medium=ciber&utm_campaign=institucional&utm_content=aq_20230322_apelo_garimpo2_florestas

Olá, Sonia.

Água é vida. E, como dependemos dela para existir, todas as pessoas deveriam ter acesso à água limpa, certo?

Neste Dia Mundial da Água, gostaríamos de te lembrar que não é isso o que acontece na vida real. 

Muitos indígenas, por exemplo, estão vendo as águas de seus rios serem contaminadas por níveis alarmantes de mercúrio trazido pelo garimpo ilegal.

  • A extração irregular de ouro destruiu mais de 1.700 km de rios nas Terras Indígenas Munduruku, Yanomami e Kayapó.
 "O garimpo é nocivo e enganoso. Os rios eram nossa fonte de alimento, mas hoje estão destruídos. Algumas aldeias foram muito afetadas pelo garimpo, como as aldeias do rio Cabitutu. Essas pessoas passam fome e vivem pior", conta a liderança Munduruku Ademir Kabá, representante das aldeias do Alto Tapajós.

© Paulo Basta  Fiocruz

Além de contaminar a água e as plantas, o mercúrio usado no garimpo se acumula na cadeia alimentar - alojando-se no organismo dos peixes, essenciais à alimentação dos povos indígenas. 

  • Um estudo analisou amostras de sangue de 109 indígenas Munduruku do Alto Tapajós e concluiu que 99% deles apresentavam níveis de mercúrio acima do considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS)¹.

O cenário é extremamente preocupante, pois já se sabe que o consumo de alimentos com altos níveis de mercúrio pode causar problemas neurológicos e diversas doenças

Sonia, o Greenpeace tem uma longa história em defesa da Amazônia e dos povos indígenas. 

A luta de agora é para que as autoridades apresentem um plano concreto de retirada dos garimpeiros das terras indígenas Yanomami, Munduruku e Kayapó. 

Somos uma organização independente, que não aceita recursos de empresas, governos ou partidos políticos. 

Por isso, doações mensais de pessoas solidárias como você são essenciais! Podemos contar com seu apoio?

DOE AGORA
A sua doação será fundamental para
continuarmos nosso trabalho de investigação, exposição e denúncia.

Um abraço,

Greenpeace Brasil


¹ Fonte: Repórter Brasil

P.S: Sonia, precisamos de soluções efetivas para a retirada dos garimpeiros de Terras Indígenas, garantindo os direitos dos povos originários. O Greenpeace trabalha há anos em defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Por favor, faça uma doação agora para contribuir ainda mais com essa luta. Aproveitamos para sinalizar que nossa equipe poderá entrar em contato com você por telefone nos próximos dias, reforçando este pedido. Fique à vontade para nos apoiar pelo canal de sua preferência!

© Greenpeace Brasil 2023

Este e-mail foi enviado para heberlee.viva@blogger.com porque está inscrito nas listas do Greenpeace Brasil. O Greenpeace respeita a sua privacidade. Não quer mais receber nossos e-mails? Descadastre-se aqui.

Nenhum comentário: