sábado, 20 de novembro de 2010

Somos todos Um? ou será que somos todos uns...

Somos todos Um

Se você ainda não assistiu ao filme/documentário “One” (ou como foi traduzido para o Brasil, “Somos Todos Um“) esqueça tudo o que te disseram à respeito do filme ser “sem sentido”, “amador” ou “imitação do Segredo”. Primeiro: o filme One é anterior ao filme O Segredo. Portanto não dá nem para comparar. Se o filme ficou mais conhecido após o lançamento do último, normal. Mas está longe de ser algo que apenas tentou pegar a “onda” (como foi o caso do DVD super mal traduzido e legendado “O Segredo por Trás do Segredo“, que nada mais é que um trecho de uma palestra de Esther Hicks, muito mal gravada por sinal – este sim tentando se aproveitar da “onda”…). Segundo: o filme é um filme amador mesmo. Os idealizadores eram apenas cidadãos comuns, pais de família que um dia resolveram sair por aí perguntando para as pessoas (tanto as comuns como os grandes gurus e escritores) aquelas perguntinhas que ainda não possuem resposta ou que nos dão o maior trabalho para responder. Por isso que o filme pode parecer sem sentido para muitos… Os criadores do filme elaboraram 20 perguntinhas, e suas respostas são distribuídas aleatoriamente ao longo do vídeo. A idéia (não inicial, mas que acabou surgindo) foi observar que existe  Unicidade mesmo em uma marcante pluralidade de opiniões.

Conheça as 20 perguntas (e experimente fazê-las a seus amigos, colegas e familiares… você pode se surpreeender):

1 – Por que existe pobreza e sofrimento no mundo?
2 – Qual é a relação entre Ciência e Religião?
3 – Por que existem tantas pessoas deprimidas?
4 – Do que temos tanto medo?
5 – Quando a guerra é justificável?
6 – Como Deus iria querer que reagíssemos à guerra e agressão?
7 – Como alguém pode obter a paz verdadeira?
8 – O que significa “viver no momento presente”?
9 – Qual é a nossa maior distração?
10 – A religião atual está servindo ao seu propósito?
11 – O que acontece a você depois que morre?
12 – Descreva o “paraíso” e como chegar lá.
13 – Qual o sentido da vida?
14 – Descreva Deus.
15 – Qual a maior qualidade que os seres humanos possuem?
16 – O que é que impede as pessoas de viverem o seu potencial pleno?
17 – Não-verbalmente, somente por gestos e movimentos, represente o que você acredita ser a atual condição do mundo.
18 – Qual é o seu único desejo para o mundo?
19 – O que é sabedoria, e como obtê-la?
20 – Nós somos todos Um?


Bem, talvez eu seja suspeita para falar, mas é difícil achar ruim um filme que tenta encontrar respostas para estas perguntas. E “Somos Todos Um” as perguntou para pessoas de calibre, gente como: Deepak Chopra, Padre Thomas Keating, Robert Thurman, Ram Dass, B. T. Swami, Thich Nhat Hanh (monge budista nomeado ao Prêmio Nobel da Paz por Martin Luther King) e Sadhguru Jaggi Vasudev, além de vários outros. O interessante do filme, a grande sacada mesmo, foi ter perguntado tudo isso para pessoas dos mais variados credos e religiões, incluindo céticos e ateus. E o mais extraordinário de tudo, foram essas pessoas famosas e importantes (como Deepak Chopra e Robert Thurman) terem aceitado participar do filme, mesmo sendo uma iniciativa independente, amadora e praticamente caseira. Ah, e sem cobrar nada – tendo como único interesse a propagação da mensagem.
Encontrei o trailer legendado no Youtube, nele você pode ter uma noção mais clara do que o filme é e do teor da mensagem que pretende passar (uma imagem vale mais do que mil palavras não é mesmo?):

DVDs RECOMENDADOS:


Somos Todos UmSomos Todos Um

Nenhum comentário: