sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Garimpo está matando o povo Yanomami 

GP1T8S8L_Web_size_with_credit_line

Olá, Sonia. 

A crise humanitária que assola a maior Terra Indígena do país – vitimando principalmente crianças – não é novidade e se arrasta desde a década de 70. A culpa é do garimpo ilegal que está poluindo rios, destruindo florestas e ameaçando a existência do povo Yanomami, com claros impactos sobre a saúde, a alimentação e o modo de vida desta população ancestral. Nos últimos anos, foram mais de 60 alertas realizados pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana.

O  garimpo ilegal é um inimigo antigo do povo Yanomami, mas em função do discurso pró garimpo e das ações e omissões do governo Bolsonaro, a atividade se expandiu de forma devastadora. Dados levantados pela Hutukara Associação Yanomami, entre 2019 e 2021, a área garimpada irregularmente na Terra Indígena Yanomami aumentou 1.963%, em comparação com a década anterior, deixando um rastro de destruição e mortes. 

A fome, a violência e a contaminação por mercúrio acentuadas pela negligência do governo Bolsonaro têm sido fatais. Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que, nos últimos quatros anos, 570 crianças com menos de 5 anos morreram por doenças evitáveis e pelo menos 21 ofícios públicos com pedido de ajuda foram ignorados pela gestão do ex-presidente.

Confira o texto na íntegra AQUI nosso blog.

Ou visite outros conteúdos relacionados:

Se quiser saber mais, acesse os portais e as redes sociais das organizações indígenas:

  • APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil);
  • Coiab (Coordenação das Organizações dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileiras);
  • Hutukara (Associação Yanomami). 
  • Urihi Associação Yanomami 

Greenpeace Brasil

 

 

 

P.S.: Firstname, a luta pela defesa dos direitos dos povos indígenas e pela proteção da Amazônia é mais urgente do que nunca. Precisamos imensamente do seu apoio para manter nossa independência e seguir em frente. Faça uma doação hoje mesmo para o Greenpeace Brasil!

© Greenpeace Brasil 2023

Este e-mail foi enviado para heberlee.viva@blogger.com porque está inscrito nas listas do Greenpeace Brasil. O Greenpeace respeita a sua privacidade. Não quer mais receber nossos e-mails? Descadastre-se aqui.

Nenhum comentário: