segunda-feira, 19 de julho de 2010

ATITUDE

A melhor atitude a ser adotada quando se deita na cama é "não se preocupar". Sei que nem sempre isso é fácil, sobretudo se você sofre de insónia, mas procure assumir uma atitude relaxada. Não fique se vigiando nem faça comentários irritados ou melancólicos sobre a falta de sono. E, sobretudo, pare de olhar o relógio.
Em vez disso, deite-se confortavelmente e se entregue nas mãos da natureza. Simplesmente deite-se na cama de olhos fechados, sem se importar se está ou não acordado. O mero ato de permanecer imóvel e de olhos fechados - mesmo se estiver se sentindo ansioso e agitado - já proporciona significativos benefícios para o seu corpo.

Relaxe, deixe o corpo pesar sobre o colchão. Repita para si mesmo que está conseguindo descansar bastante, apenas por ficar deitado tranquilo e quieto, com os olhos fechados. 

Esta atitude ajudará o corpo a entrai em estado de sono espontaneamente. Quanto mais você for adepto da atitude de não se preocupar e quanto mais tomar consciência do seu corpo e conseguir relaxá-lo, melhor dormirá.
Mesmo que você não esteja dormindo, o corpo está obtendo o descanso de que precisa.
Porém, se ainda assim você achar que está tendo muitos pensamentos ansiosos e inquietantes que impedem o sono, pratique a tomada de consciência do corpo. Vou explicar do que se trata. A turbulência da mente gera uma turbulência correspondente no corpo. Isto significa que nossas emoções produzem sensações em nosso corpo.
Quando, em vez de concentrar-se nos pensamentos perturbadores, você examina seu corpo para verificar as sensações físicas que esses pensamentos produzem — contração, enrijecimento, aperto no peito —, a força da emoção diminui, porque você desconecta o pensamento da sensação. Examine seu corpo inteiro, pedaço por pedaço, vagarosa e atentamente, procure identificar e desmanchar as sensações. Se um pensamento perturbador vier desviar sua atenção, volte a concentrar-se no seu corpo. Esta prática contribuirá para reforçar sua atitude de despreocupação, favorecendo a chegada do sono.

Não se force adormecer. Não fique se controlando ou
fazendo comentários sobre a dificuldade para dormir. 
E pare de olhar o relógio!

Nenhum comentário: