quinta-feira, 22 de setembro de 2016

o desejo de amar

O que nos mantém unidos

Com enorme esforço e precisão matemática, pesquisadores que estudam o relacionamento de casais tentam desvendar os complexos mecanismos que regem o amor e entendem, cada vez melhor, porque algumas uniões duram décadas, enquanto outras estão de antemão, condenadas ao fracasso
Harald Martenstein

John Huck
JÁ FAZ TEMPO que a pesquisa de casais se emancipou, tornando-se um dos maiores campos da Psicologia. Em 1995, durante uma meta-análise superposta, os americanos Benjamin Karney e Thomas Bradbury integraram os resultados de 115 avaliações de longo prazo feitas anteriormente. Elas analisavam, exclusivamente, o que motivava bons casamentos, ou seja, as condicionantes das uniões que haviam se revelado bem-sucedidas. Nos estudos os pesquisadores tinham acumulado dados de 45.000 casais, examinado mais de 200 possíveis fatores de influência e sugerido 900 mecanismos de efeitos diferentes.
Hoje em dia, relacionamentos entre casais são mais delicados do que nunca. A ideia do amor romântico só vem se impondo há três séculos, e é um conceito complicado: o parceiro precisa ser mais que apenas um companheiro de trabalho razoavelmente confiável, que se aprende a conhecer, e às vezes a amar, com o tempo.
No mundo atual, ele ou ela têm de proporcionar tudo ao mesmo tempo: profunda compreensão, sexo apaixonado, aceitação consumada. O parceiro tem de fornecer apoio em momentos de crise, trazer "diversão" no cotidiano, se encaixar perfeitamente no planejamento da vida, e ser "apresentável". Ele também deve oferecer "possibilidades de crescimento", ser fiel, dar espaço ao outro e proporcionar solidez. Mais que tudo, porém, ele tem que suprir felicidade universal. Pois, conviver como um casal é a meta de vida mais importante para quase todas as pessoas, muito mais que o sucesso profissional ou a constituição de uma família.

Em sua busca pelas regras do amor, os pesquisadores exploraram principalmente quatro grandes perguntas:

1. Como nasce um relacionamento, que fatores determinam nossa escolha de um parceiro?
2. Temos um determinado estilo de união, que adquirimos na infância?
3. No que reside o segredo de comunicação entre dois parceiros?
4. Existe algo como um programa de felicidade para uma parceria feliz? As descobertas da pesquisa de casais podem nos ajudar a alcançar o sucesso no relacionamento a dois?




Nenhum comentário: