domingo, 8 de novembro de 2015

Estudante perde dez quilos com jogos de dança no videogame

Mineiro conquistou o segundo lugar em competição mundial


A-G
Mudança radical. Aliar diversão com a atividade física foi fundamental para Túlio Akar dar uma guinada no estilo de vida

01

Um brinquedo dado pelos pais sem maiores pretensões foi o grande responsável pela mudança de vida do jovem mineiro Túlio Akar, 19. Após ganhar um videogame equipado com sensores de movimento, o estudante – que estava com um peso próximo do índice de obesidade – começou a praticar jogos simuladores de dança, emagreceu mais de dez quilos em apenas um ano e passou a faturar com vídeos com suas coreografias.
“Aos 13 anos eu pesava 78 quilos e levava uma vida sedentária. Além disso, me alimentava mal e não fazia nenhuma atividade física”, lembra. Percebendo que o seu estilo de vida acabaria trazendo problemas de saúde, Akar decidiu começar a se mexer. “Como eu não gosto de academia, encontrei no videogame a solução para praticar uma atividade física”, conta.
Graças a sensores de movimento, que registram no jogo o movimento que o usuário faz com o corpo, ele passou a disputar partidas da franquia Just Dance. O jogo consiste em reproduzir, sozinho ou em grupo, várias coreografias, imitando os movimentos dos personagens que aparecem na tela da TV. Empolgado, Akar passou a jogar cerca de três horas todos os dias da semana – mesmo período de prática que ele mantém até hoje. “É um jogo bacana, principalmente para quem não curte academia”. 
SucessoInspirado em outros adeptos do jogo, o estudante resolveu criar um canal no YouTube para divulgar seus próprios vídeos. “Comecei a chamar os amigos para me ajudar, e a usar alguns efeitos e fantasias, e o canal foi crescendo – hoje está com 45 mil inscritos”.
O resultado foi tão surpreendente que Akar foi convidado pela empresa que produz o jogo para participar, nos Estados Unidos, de uma das maiores conferências de videogames no mundo e da Just Dance World Cup, em Paris – primeira edição da competição mundial entre os 20 melhores jogadores do mundo, onde conquistou o segundo lugar. Após os eventos, o estudante conseguiu patrocínio para o seu canal e hoje, ele se mantém com o que ganha com publicidade nas gravações.
“O jogo me deixou mais disposto e concentrado. Relaxo, faço uma atividade física e me divirto ao mesmo tempo”, afirma.
Jogos para perder peso

Conheça outros jogos que podem ajudar a emagrecer:

Kinect Sports: oferece uma boa variedade de modalidades esportivas.

Your Shape Fitness: jogadores em 3D podem fazer treinos de 90 minutos com exercícios de ioga, dança e até lutas marciais.

Zumba Fitness: diversas músicas latinas ajudam a suar a camisa.

The Biggest Loser: treino é passado como se fosse por um personal trainer.

UFC Personal Trainer: é baseado nos treinos de artes marciais mistas dos lutadores do UFC.

Cuidados prévios evitam sequelas

Todo cuidado é pouco, principalmente quando envolve saúde. O alerta foi feito pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais (Cref-MG), Cláudio Boschi, após a análise do emagrecimento obtido pelo estudante Túlio Akar.

“Antes da prática de qualquer atividade, seja um futebol ou a dança com o videogame, é necessário procurar um profissional de educação física habilitado, para que seja feita uma avaliação. Se a intenção envolver também emagrecimento, obrigatoriamente será necessária a atuação conjunta de endocrinologistas e nutricionistas”, afirma.

Segundo Boschi, praticar uma atividade três horas por dia, sem avaliação prévia, pode gerar sequelas irreversíveis, como distensão muscular e taquicardia. “Não há a possibilidade de um mesmo padrão servir para todos. Pode até surtir o efeito que pessoa está buscando, mas não somos uma máquina que troca as peças quando dá defeito”, diz. 
Flash
Torneio.
 Outros dois brasileiros– Diegho San e Kelvin Jaeder – também foram convidados para participar da Just Dance World Cup 2015, realizada em Paris e ficaram entre os finalistas.
Flash
Origem
. Segundo Túlio Akar, os Estados Unidos são o país que mais acessa seus vídeos, seguido por Brasil e Itália. Ele é pago de acordo com os acessos e o número de pessoas inscritas por mês. 

fonte o tempo


Nenhum comentário: