terça-feira, 2 de agosto de 2011

Criado solvente universal

UFMG
Criado solvente universal

Pesquisadores da UFMG criaram um composto capaz de dissolver praticamente qualquer material orgânico ou inorgânico em até 30 minutos - exceção para vidros e plásticos. Batizado de Universol, o novo produto resolve um antigo problema que envolve muitos solventes: ele é capaz de dissolver sem alterar a composição química das amostras analisadas.
Arqueologia
Mais 370 tumbas incas

Arqueólogos peruanos começaram a catalogar 370 tumbas incas encontradas nos Andes a cerca de 3.700 m de altitude. Os pesquisadores dizem que há tumbas quadradas, circulares, muradas e que algumas estão em buracos ou sob pisos de pedra. O conjunto tem entre 500 e 600 anos e alguns dos nichos ainda contêm os restos mortais dos falecidos, dentro de cestas de vime.
 



Sol
Astro terá fase mais calma do século

Cientistas afirmam que o Sol está indo em direção a um período de calmaria fora do comum. Eles acreditam que serão os níveis mais baixos de atividades solares do século e que, perto de 2020, as manchas solares podem desaparecer por décadas. A notícia é boa, pois haverá menos interrupções em satélites e sistemas de energia no período.

Nenhum comentário: