sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Livros sobre Terapia de Vidas Passadas

Terapia de vidas passadas


A terapia de vidas passadas costuma utilizar a técnica de hipnose para facilitar ao paciente que atinga um estado de transe médio e profundo, podendo assim adentrar em faixas de memória que residem na parte extracerebral da consciência, causando assim, o acesso a experiências de vidas passadas. Terapeutas de vidas passadas afirmam que ajudam a resolver problemas havidos em vidas passadas que podem estar afetando a saúde física ou mental na presente existência.
Uma outra técnica utilizada pelos terapeutas de vidas passadas consiste em colocar a pessoa num estado de relaxamento e visualização de certas imagens. Num dado momento, as imagens visualizadas vão espontaneamente ceder lugar a cenas e situações que supostamente são parte das encarnações passadas do indivíduo. Nesse sentido, alguns afirmam que a hipnose não é a única técnica empregada pelos terapeutas. Porém, há quem chame também essa metodologia de hipnótica, por considerar que qualquer estado modifcado de consciencia provocado por indução metódica, mesmo que sem a sugestão ( ou com sugestão não-verbal), pode ser considerado hipnose. Porém, alguns terapeutas que defendem que existe uma diferença significativa entre a hipnose e as outras técnicas, como a indução via relaxamento e imagens mentais. Este choque de posições revela a precariedade dos estudos da área, visto que a maioria dos terapeutas não são pesquisadores. Hipnose pode ser definida como um estado de transe que pode ser, de maneira geral, um transe superficial, médio ou profundo ou o conjunto de técnicas que levam a pessoa a tais estados. Estes estados de consciência predispõe o paciente a vivenciar uma série de fenômenos parapsíquicos, tal como a retrocognição (lembrança de vidas passadas). Pelos estudos da área, o estado de transe profundo é o único capaz de possibilitar ao paciente o acesso às suas vidas passadas de maneira realista. Os outros estados não passam de flashes fugazes, cenas fragmentadas e podem ser confundidas com imaginação ou criação da mente. Por outro lado, em transe profundo, o paciente adentra no fenômeno retrocognitivo propriamente dito com o acesso ao seu campo de memória extracerebral de maneira realista, não apresentando dúvida quanto a veracidade do conteúdo rememorado. Orienta-se que, em todos os casos, o estudo posterior às rememorações, como pesquisas bibliográficas para tentarem comprovar por fotos, informações e outros meios a veracidade. Caso não hajam meios, a continuidade das vivências acabam falando por si mesmas.
Entre os conhecidos terapeutas dos países de língua inglesa que utilizam e ensinam a Terapia de Vidas Passadas incluem-se Barbara Brennan e Ken Page nos E.U.A. e o Dr. John Plowman no Reino Unido. Em quase todos os grandes centros do Brasil encontra-se psicólogos e psiquiatras que aplicam a técnica.
No Brasil existem diversas linhas terapeuticas de TVP, cada qual possuindo suas particularidades e diferenças. Em ultima análise, as semelhanças entre elas são muito mais consideráveis que as diferenças. As divergências se situam num plano mais teórico e no foco que cada terapeuta concentra a sua atenção. As escolas mais sérias, como ensinadas pelo INTVP, fundado por Maria Júlia e Ney Prieto Peres, não se utilizam do aspecto espiritual e o relegam a segundo plano, preferindo focar em aspectos psicológicos próprios da consciência objetiva atual e do "significado" que a pessoa dá a experiência de vidas passadas. A abordagem de Camila Sampaio, por outro lado, procura colocar a TVP num nível mais espiritual e tenta uma síntese entre a regressão e a Apometria. Esta é considerada por alguns como a abordagem mais espiritual da Terapia de Vidas Passadas dentro dos sistemas brasileiros, pois supostamente lida com a questão das "presenças", do mentor, da proposta encarnatória, do pós-morte, vidas futuras, guias espirituais, etc. Do ponto de vista parapsicológico, podemos chamar esta última de abordagem parapsicológica de TVP, tal como realizado pelo parapsicólogo clínico Fernando Salvino.

Livros sobre Terapia de Vidas Passadas

Cura Profunda (Hans Tendam)
As Várias Vidas da Alma (Roger Woolger)
Regressão e Espiritualidade: novos caminhos da Terapia de Vidas Passadas. (Hugo Lapa)
O Fio de Ariadne: abordagens da Terapia de Vidas Passadas. (Camila Sampaio)
Vidas Passadas, Sonhos Presentes (Denise Linn)
A Regressão a Vidas Passadas como Método de Cura. (Thorwald Dethlefsen)
Guia Prático de Regressão a Vidas Passadas.( Florence Wagner McClain)
Nascer, Morrer, Renascer. (Célia Resende)
Introdução à Terapia de Vidas Passadas.(José Antônio de Souza)
Egos de Vidas Passadas: o domínio das emoções através da Terapia de Vidas Passadas. (Helga Krelling & Ariane Krelling)
A Terapia da Reencarnação: as possibilidades oferecidas pela regressão a vidas passadas. (Harald Wiesendanger)
Novos Métodos de Regressão a Vidas Passadas.(Trutz Hardo)
Investigando Vidas Passadas. (Raymond A. Moody)
Vidas Passadas, Curas Futuras. (Sylvia Browne e Lindsay Harrison)
Recordando Vidas Passadas. (Dra. Helen Wambach)
Vidas Passadas? Respostas que você gostaria de ter … (Solange Cigagna)

bon voyage !

Nenhum comentário: