quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Beber chá verde e praticar tai chi ajuda a prevenir doenças Hábitos fortalecem a saúde dos ossos, aponta pesquisa feita nos EUABeber chá verde e praticar tai chi ajuda a prevenir doenças Hábitos fortalecem a saúde dos ossos, aponta pesquisa feita nos EUA


Hábitos fortalecem a saúde dos ossos, aponta pesquisa feita nos EUA


Resultado de imagem para chá verde

Houston, EUA. Hábitos orientais como beber chá verde e praticar tai chi chuan já são comuns no Ocidente e fazem bem à saúde, sobretudo para as mulheres. É o que aponta uma pesquisa liderada por Leslie Shen, do Instituto Laura W. Bush de Saúde Feminina, no Texas.

O chá verde é rico numa substância chamada polifenol, que é conhecida pelo seu efeito antioxidante. Dezenas de pesquisas já mostraram que quem consome níveis maiores dos polifenóis do chá verde tende a ter riscos menores de desenvolver doenças cardiovasculares, entre outros males crônicos.

Shen e sua equipe estudaram a capacidade do chá verde, em conjunto com o tai chi chuan, de aumentar a força dos ossos em mulheres após a menopausa. O estudo foi feito com 171 mulheres com idade média de 57 anos, com ossos fracos, mas sem osteoporose propriamente dita.

Elas foram dividas em quatro grupos. O primeiro tomou apenas uma pílula de amido, que é um placebo; o segundo recebeu 500 miligramas por dia de polifenóis de chá verde (equivalente a entre quatro e seis xícaras); o terceiro tomou pílulas de amido e fez tai chi chuan; o quarto recebeu os polifenóis e praticou tai chi chuan. Todas fizeram exames regulares de sangue, urina e força muscular.

Os resultados mostraram que, em três meses, a substância presente no chá verde já apontava melhoras na saúde dos ossos. Com o tai chi chuan, os mesmos efeitos foram apresentados depois de seis meses. A força muscular também apresentou melhora em seis meses, em ambos os casos.

Ainda mais importante, segundo a pesquisadora, é o fato de que o chá verde e o tai chi chuan, juntos, reduziram o nível de oxidação. Isso diminui o risco do desenvolvimento não só da osteoporose, mas das doenças inflamatórias como um todo.



Resultado de imagem para taichichuan

Nenhum comentário: