segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Orgasmo durante o sono atinge 37% das mulheres até 45 anos

Aumento da pressão sanguínea percorre órgãos genitais, provocando espasmos e contrações



Uma pesquisa do Kinsey Institute, na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, apontou que 37% das mulheres de até 45 anos têm orgasmos durante o sono. O estudo mostrou também que, ao longo da vida, todos os homens têm sonhos eróticos, enquanto apenas 70% das mulheres passam pela experiência.


Segundo os cientistas, 5% das entrevistadas afirmaram que tiveram o primeiro orgasmo durante o sono. Entre os homens, 13% tiveram a primeira ejaculação enquanto dormiam. Quase metade das mulheres casadas têm orgasmos frequentes nas relações com o marido.
O estudo ainda diz que, para o sexo feminino, orgasmos noturnos são mais frequentes quando a idade está entre 40 e 50 anos. Para eles, o fenômeno acontece mais durante a adolescência e, então, diminui até os 30 anos. Além disso, enquanto eles ejaculam ao se excitar em um sonho, o êxtase feminino não deixa vestígios. O estudo levou em conta dados de entrevistas sobre a vida sexual de 11 mil pessoas.

Como é possível? Enquanto homens e mulheres dormem, o cérebro não para de trabalhar. Ele se ocupa de manter o coração batendo e a produção contínua dos hormônios, monitorar movimentos e reflexos de diferentes partes do corpo, entre outras tarefas vitais.
A cada 90 minutos, entramos numa fase de sono profundo que os especialistas chamam de estágio REM (rapid eye moviment, ou movimento rápido dos olhos). Esse deslocamento é a senha de que estamos mergulhadas no universo dos sonhos, quando as projeções imaginárias do inconsciente tornam-se mais vívidas, parecendo reais.
Também durante o sono REM, o cérebro determina que um maior fluxo de sangue percorra os órgãos sexuais, inclusive o útero, provocando espasmos e contrações involuntárias. Além disso, o aumento da pressão sanguínea faz com que o clitóris fique intumescido, exatamente como acontece quando a mulher se excita – e em várias mulheres, isso tudo desencadeia o orgasmo.
Segundo o sexólogo João Luis Azevedo Borzino, isso é totalmente saudável. Além de produzir uma lubrificação intensa e de manter seus órgãos sexuais “azeitados”, o orgasmo involuntário ajuda a aliviar a tensão. “Ele pode acontecer quando desejamos muito alguém e, por alguma razão, essa pessoa não está acessível. Ou, então, quando sentimos uma grande excitação e vamos dormir com essa energia represada”, diz.
Em homens, ejaculação noturna funciona como válvula de escape

Quando se trata dos homens, a ejaculação noturna é quase um reflexo. Ela tende a ser consequência de não ter ocorrido a descarga regular, especialmente se o homem não recorreu à masturbação. “Funciona como uma válvula de escape para aquele esperma que vem sendo produzido e permanece guardado”, explica o sexólogo João Borzino. Orgasmos femininos, por outro lado, pedem uma fantasia caprichada mesmo durante o sono. Ou seja: sem um enredo sensual e erótico, uma mulher não conseguirá ter um orgasmo. Especialistas acreditam ser possível induzir qualquer tipo de sonho antes de ir para a cama – e sugerem a leitura de algo sexy minutos antes de dormir, ou assistir a um filme ou, ainda, ter pensamentos eróticos com alguém especial.





Nenhum comentário: