segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Casos de overdose acendem alerta sobre excesso de cafeína

Ingestão exagerada não somente de café, mas de energéticos, é preocupante


Para começar o dia ou dar mais energia durante a jornada, o café é um queridinho de quase todas as pessoas – principalmente dos brasileiros, que têm um dos cafés mais renomados do mundo. Entretanto, a cafeína, se ingerida em doses elevadas, pode ser uma grande vilã, a ponto de levar quem a consome à overdose ou até a morte.
O alerta está partindo, na verdade, do Japão e dos Estados Unidos, países que já registraram casos de morte relativos ao consumo da substância. A vítima japonesa era um homem de 20 anos que trabalhava em um posto de gasolina no turno da madrugada.


Segundo informações da rede britânica BBC, as análises dos especialistas apontaram que a vítima morreu porque ingeria grandes quantidades de bebidas ricas em cafeína para se manter acordado.
Já nos Estados Unidos, foram registradas pelo menos dez mortes causadas por excesso de cafeína. No ano passado, dois adolescentes morreram devido ao elevado consumo de cafeína. Os médicos que analisaram o corpo de um deles detectaram 70 miligramas de cafeína por mililitro de sangue.
As autoridades internacionais de saúde advertem que 50 miligramas por mililitro de sangue já são suficientes para provocar uma morte, informou reportagem da rede britânica.


Bebidas. O café é a primeira bebida que vem à mente quando o assunto é cafeína. Porém, o alerta serve para energéticos, refrigerantes e outros produtos.
O outro adolescente que faleceu nos EUA sofreu uma parada cardíaca depois de ingerir uma grande quantidade de bebidas energéticas durante as férias que passou no México, segundo relato da mãe dele à rede norte-americana CBS. Além disso, outros produtos, como medicamentos, também contêm a substância.
No caso do café, a recomendação segura de consumo é uma dose entre 75 mg e 300 mg de cafeína ao dia. A quantidade equivale a três xícaras e pode ajudar a melhorar o rendimento de atividades físicas e intelectuais.
Flash
Sintomas. Segundo a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, em inglês), os sintomas de overdose de cafeína podem incluir o pulso acelerado ou perigosamente irregular.





Nenhum comentário: