domingo, 20 de dezembro de 2015

Sistema neural não tem diferenciação de gênero

“Mosaico” com características mais comuns a homens ou a mulheres é o que prevalece


DS-

Quase iguais. Embora haja semelhanças, há regiões cerebrais que se diferenciam entre os dois sexos

TEl Aviv, Israel. O cérebro humano apresenta diferenças em função do sexo, mas não se pode falar que haja um cérebro masculino e outro feminino, segundo um estudo publicado nesta semana pela revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”.
As diferenças cerebrais em função do sexo têm um alto interesse social porque presume-se que sua existência prove que os humanos pertencem a duas categorias distintas, não só em termos de seus genitais.
Esse estudo, liderado por cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, aponta que os cérebros humanos estão compostos de “mosaicos” únicos de traços característicos, alguns mais comuns nas mulheres em comparação com os homens, outros mais comuns nos homens comparado com as mulheres e alguns comuns em ambos. A análise revela que os cérebros nos quais predominam características só de mulheres ou só de homens são muito raros.

Para chegar a essa conclusão, a pesquisadora principal da Universidade de Tel Aviv, Daphna Joel, e sua equipe analisaram mais de 1.400 cérebros humanos com base em quatro conjuntos de dados.
Em cada análise, os pesquisadores identificaram um subconjunto de regiões cerebrais que se diferenciavam mais entre os dois sexos.
Dessa heterogeneidade deduzem que os cérebros humanos não pertencem a uma de duas características estruturais distintas, ou seja, que não existe um cérebro masculino e outro feminino.

Nenhum comentário: