domingo, 20 de dezembro de 2015

Planta ajudaria a combater o câncer -Erva de Passarinho

Pesquisa no Mato Grosso tenta confeccionar fitoterápicos contra células cancerosas

O Tempo

Professores e estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, desenvolvem uma pesquisa que pretende usar plantas hemiparasitas – mais conhecidas como “ervas-de-passarinho” – para tratamentos alternativos contra alguns tipos de câncer. O trabalho, que já foi publicado em uma revista científica internacional, foi apresentado em um simpósio na Alemanha.
Os responsáveis pelo estudo são pesquisadores do grupo Flora Portadora de Substâncias Bioativas (Flobio), da Unemat. Em entrevista concedida ao portal G1, o professor coordenador do grupo Arno Rieder diz que a equipe aposta na capacidade das plantas de realizar o processo biológico, chamado de “divisão celular”. As espécies seriam utilizadas para confeccionar remédios fitoterápicos que pudessem atuar nas células cancerosas e diminuir os tumores.
Segundo Rieder, muito já se conhece sobre essas plantas em relação ao efeito curativo em outras enfermidades. “A cultura popular nos mostra que existe muito conhecimento acerca da capacidade das ervas-de-passarinho. Algumas espécies da Alemanha já mostraram eficácia quando foram transformadas em fármacos, e nossa ideia é testar as daqui do Brasil”, explica.
AD-
Conhecimento popular está servindo de base para os pesquisadores

“Já entrevistamos pessoas que usam essas espécies como remédio em 20 cidades de Mato Grosso. O que o povo sabe sobre essas plantas nos dão pistas iniciais sobre como proceder os estudos”, afirma.

Nenhum comentário: