sábado, 19 de dezembro de 2015

Pare, olhe e pense: Devagar discute nossa relação com o tempo coletivo devagar slow motion

O que pode ser observardo quando voltamos nosso olhar para a educação? E para os gastos do Estado? Ou, ainda, para um gesto tão cotidiano quanto fazer um selfie? Essas e outras reflexões são temas do evento Devagar, produzido por um coletivo de comunicadores mineiros. Nele, conteúdos produzidos por um grupo de profissionais de diversas áreas, em parceria com especialistas e artistas mineiros, serão apresentados e discutidos em uma conferência-conceito, a ser realizada no próximo dia 12, no teatro Marília.
Segundo Augusto Barros, membro do Coletivo Devagar e um dos organizadores do evento, há uma necessidade de parar para pensar naquilo que estamos vivendo.

“Com as tecnologias, vivemos em um mundo conectado, com um grande número de informações circulando com muita rapidez. Isso faz com que tenhamos opiniões formadas sobre tudo, mas, devido à agilidade dos processos comunicacionais, às vezes não pensamos de fato sobre as ocorrências”, ressalta.

Temáticas. A primeira apresentação abordará a produção da dívida pública brasileira, que hoje consome mais orçamento estatal do que as nossas muitas demandas em áreas como educação, saúde e segurança.
À frente dessa discussão está Maria Lúcia Fattorelli – única brasileira que compôs a equipe responsável por auditar a dívida pública da Grécia. Para a discussão, a auditora conta com as artistas Maria Leite e Sara Lana, que produziram uma máquina/instalação que permite a abordagem da questão em termos mais sensíveis, possibilitando a melhor compreensão do público sobre o assunto.
Em seguida, Gabriela Barreto Lemos, jovem cientista que, em 2014, realizou a primeira fotografia quântica da história, vem pela primeira vez ao Brasil para discutir um dos princípios fundamentais de seu trabalho: a dualidade onda-partícula. O trabalho da cientista envolve conceitos complexos para a maioria, por isso ela conceberá uma apresentação artística junto com Henrique Roscoe, conhecido como VJ 1mpar.
Educação. Diretor da Escola da Serra, Sérgio Godinho compartilha os resultados de experiência que ele propôs na instituição junto de uma equipe de professores.
Na unidade, Godinho demoliu as paredes que separavam as turmas na instituição, aboliu a separação dos alunos por séries, criou sistemas de avaliação balizados na participação democrática e vem se consolidando como um dos pensadores mais respeitados quando o assunto é inovação e democracia na educação.
Outra conferência-conceito apresentada durante o evento será a do fotógrafo Daniel Iglesias. No Devagar, ele sai à procura do primeiro selfie de que se tem notícia, explora as diversas categorias possíveis para a técnica, e apresenta um guia rápido do que fazer e do que não fazer na hora de tentar se autorretratar.


ATA25211

Nenhum comentário: