domingo, 20 de dezembro de 2015

Bactéria super-resistente é achada na Dinamarca

A descoberta é “muito preocupante”, afirmou o Instituto Robert Forest, ligado ao Ministério da Saúde local e que é a entidade encarregada de supervisionar e controlar as doenças infecciosas

Copenhagen, Dinamarca. Um grupo de investigadores dinamarqueses encontrou sinais de uma bactéria que contém um gene que a torna resistente a antibióticos de última geração, uma mutação que já tinha sido identificada por peritos chineses.
Esses antibióticos de última geração normalmente são utilizados como último recurso contra os agentes patogênicos que não respondem a outros medicamentos.
Esse tipo de bactéria, detectado no sul da China, é resistente às polimixinas, que são utilizadas como “último recurso” contra bactérias gram – comoEnterobacter, E. coli e Klebsiellapneumoniae –, especialmente em pessoas com fibrose cística ou em reanimação. 
BCVFG-
Bactérias como a Klebsiella resistem a antibióticos


"Uma bactéria com o mesmo tipo de resistência agora foi detectada na Dinamarca”, disse a Universidade Técnica da Dinamarca em comunicado no qual revelou um estudo publicado na semana passada.
Utilizando uma base de dados de DNA de bactérias, os pesquisadores encontraram o gene num paciente que sofreu uma infecção no sangue em 2015 e em cinco amostras de aves domésticas importadas no período entre 2012 e 2014. As aves eram originárias da Alemanha.
A descoberta é “muito preocupante”, afirmou o Instituto Robert Forest, ligado ao Ministério da Saúde local e que é a entidade encarregada de supervisionar e controlar as doenças infecciosas.

Nenhum comentário: