segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Cura para o câncer pode ter sido descoberta acidentalmente

Estudo buscava vacina contra a malária em mulheres grávidas e proteína que combate células cancerígenas foi identificada por acaso


Cura do câncer pode ter sido descoberta acidentalmente
Cura do câncer pode ter sido descoberta acidentalmente
 
Cientistas da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, realizavam um estudo para buscar a  eficácia de uma vacina contra a malária em mulheres grávidas. Porém, para a surpresa dos estudiosos, os resultados apontaram que determinada proteína da malária pode, na verdade, combater células cancerígenas.
Segundo os cientistas, quando mulheres grávidas são infectadas com a malária, a placenta pode ser atacada, prejudicando também o feto. Assim, há algum tempo eram buscadas semelhanças entre tumores e a placenta, dado seu padrão de crescimento, mas só agora foi possível revelar que a proteína da malária conecta-se ao mesmo carboidrato em ambos os tecidos.
Ali Salandi, da Universidade de Copenhagen, explicou que a placenta é um órgão, que em alguns meses cresce a partir de poucas células em um órgão que pesa cerca de um quilo, e provê ao embrião oxigênio e alimentação em um ambiente relativamente estranho. Ele ressalta que, de certa forma, tumores fazem o mesmo. Eles crescem agressivamente em um ambiente estranho.  Com isso, os pesquisadores se deram conta de que essa proteína criada pode também atacar as células do câncer, o que seria um grande passo rumo à cura da doença.

O estudo publicado no "Cancer Cell" apresentou testes realizados em camundongos portadores de câncer e apresentaram tais resultados. Os cientistas esperam que em até 4 anos realizar testes em humanos, mas já avisam que o resultado pode ser um tiro pela culatra, pois há chances de que o organismo humano não consiga processar a quantidade de proteína de malária necessária para curar um câncer.
Agora resta aguardar e torcer para que tudo saia como o esperado e várias vidas sejam salvas e não se interrompam por esta doença que tanto assusta nos dias de hoje.

Nenhum comentário: