segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Cientista diz ter criado minicérebro humano

Com o tamanho de uma ervilha, órgão não é capaz de “pensar”


Washington, EUA. Cientistas americanos conseguiram fazer crescer em um laboratório uma versão quase completa de um pequeno cérebro humano, algo que – segundo eles alegam – pode representar um avanço crucial para o tratamento de doenças neurológicas.

12
Imagem mostra estrutura criada em laboratório

Rene Anand, professor da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, conseguiu fazer crescer um cérebro com uma maturidade similar a de um feto de cinco semanas, informou a universidade.
“Não apenas se parece com um cérebro em desenvolvimento, mas seus diversos tipos de células expressam quase todos os genes como um cérebro humano”, disse Anand.
Com o tamanho de uma ervilha, o órgão inclui múltiplos tipos de células, todas as principais regiões do cérebro e uma medula espinhal, mas carece ainda de um sistema vascular, explicou a universidade. Portanto, o pequeno cérebro ainda não “pensa” e não tem estímulos sensoriais.
O órgão artificial foi desenvolvido a partir de um conjunto de células de pele humana e, segundo os cientistas, é o órgão de seu tipo mais completo conhecido até agora.
Anand apresentou seu trabalho no dia de ontem durante um evento militar sobre saúde na Flórida.
Em geral, os avanços científicos importantes são divulgados, na realidade, em publicações especializadas, após avaliações de comitês independentes.
Anand e um colega fundaram uma empresa em Ohio, no Centro-Leste dos Estados Unidos, para comercializar o sistema de crescimento cerebral, segundo a universidade.

Nenhum comentário: