terça-feira, 2 de agosto de 2011

PET, o luxo da sustentabilidade

PET, o luxo da sustentabilidade
A artista plástica Laila Assef cria obras de arte, com material reciclável, que são conhecidas internacionalmente
RENATA MATTA MACHADO


Laila encontra a inspiração nas praias e mangues de Trancoso

A artista plástica mineira Laila Assef é a rainha da sustentabilidade, principalmente no que se refere aos materiais feitos de PET. Com seu talento, ela consegue transformar o que, para alguns, é descartável e sem utilidade em verdadeiras obras de arte. São luminárias, cortinas, abajours, móbiles e tudo que sua vasta criatividade dá conta, feitos a partir de garrafas jogadas nas praias, mangues, trilhas e matas de Trancoso, na Bahia, onde mora desde 2004.
"O trabalho é surpreendente. Em um momento, você acredita que esgotou todas as possibilidades. Mas o material abre seu universo", conta a artista plástica, que teve o primeiro contato com o PET há 15 anos, quando morava em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, e trabalhava com alunos de escolas públicas da região.
Atualmente, Assef sente necessidade de criar objetos grandes, como um lustre de dois metros de comprimento e batizado de Alegria. "É uma necessidade de grandeza. Agora quero fazer grandes coletores de lixo, em formato de bichos, de PET. A intenção é tocar o coração dessa garotada sobre a necessidade de preservação e também falar sobre sustentabilidade", diz.
A artista plástica comenta que muitas pessoas acreditam que se levam apenas dois minutos para fazer um objeto a partir do PET. "É um engano pensar assim. Existem várias maneiras de aquecer. Além disso, a peça passa por várias lavagens. Ela é manipulada, experimentada. "A minha loja no Quadrado de Trancoso é um exemplo do que se pode fazer com o material, pois ela é feita a partir de garrafas plásticas, desde a placa, passando pelo balcão e chegando até o teto".
Assef reconhece que é fascinada pelo PET, material que considera delicado e surpreendente. "Você também pode agregar materiais diferentes, como fios de cobre e miçangas", observa Laila, que não abre mão de escolher todo o material e usar a tinta da melhor qualidade.
Sempre fui ligada a ícones e a algo que me remete a coisas agradáveis. Não tenho necessidade de me apropriar das peças que produzo. Quero trabalhar com produtos que tenham belas mensagens", finaliza.

Nas mãos de Laila, o lixo se transforma
Nascida em Belo Horizonte, a artista plástica Laila Assef começou sua carreira na moda criando estilos e estampas para sua confecção. Com o amadurecimento de sua arte, vieram a criação de quadros e o primeiro contato com o desenvolvimento de materiais feitos a partir de garrafas PET.
Assef participou de várias exposições no Brasil e também expôs sua arte em lugares como Ibiza, Miami e Nova York, só para citar alguns. Desde 2004, a artista vive em Trancoso (BA), onde inaugurou sua loja, a Cheia de Graça, localizada no famoso Quadrado.
Em 2005, decidida a conscientizar e transformar o lixo de Trancoso em arte, ela criou o Projeto Flores, em que coleta as garrafas das praias, mangues e matas. Depois de tratado, o material transforma-se em pura arte, em peças como luminárias, cortinas e qualquer tipo de revestimento que o PET e a sua imaginação permitirem. (RMM)
Nas areias de Trancoso, Laila recolhe as garrafas, que viram arte
Comentários

Juliana Monteiro de Andrade
Belo Horizonte
O trabalho de Laila está ligado a um objetivo maior - ensinar. A maioria das pessoas não disseminam conhecimento, guardam pra si qualquer descoberta. Essa alegria estampada no sorriso de Laila mostra o que se deve fazer com um dom - doar, como ela faz. Parabéns e obrigado pela beleza de suas ideias.

Um comentário:

Maria Carolina Mendonça disse...

Laila, bom dia!!! Vi um pouco do seu trabalho que feito para o casamento da GABI e TEUK, e fiquei encantada com tanta criatividade e aproveitamento do pet. Me interesso muito por novidades, trabalho com artesanato em feltro e tecidos e gostaria de email para contato, para maiores informações sobre seu trabalho e quem sabe cursos .....