terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cérebro de canhoto apresenta funções melhor distribuídas

Cérebro de canhoto apresenta funções melhor distribuídas
Existem nove destros para cada canhoto, uma média bastante estável  PERRI KLASS
THE NEW YORK TIMES

Representatividade. Quatro dos últimos sete presidentes dos EUA são canhotos, como Barack Obama
NOVA YORK, EUA. Os seres humanos são animais assimétricos. Logo no início do nosso desenvolvimento embrionário, o coração vai para a esquerda. O fígado se desenvolve na direita. Os pulmões esquerdo e direito têm estruturas distintas.


Existem certas síndromes raras nas quais a assimetria comum dos órgãos é revertida - lembro-me do quanto foi constrangedor a primeira vez que examinei uma criança com dextrocardia, um coração do lado direito, e eu ouvia os sons cardíacos em lugares inesperados. Mas, quando se tratam das mãos - outra assimetria humana básica, que reflete a estrutura e a função do cérebro -, o padrão revertido é relativamente comum, e, por isso, não é facilmente compreendido.

Durante vários séculos, os canhotos foram acusados de criminalidade e ligações com o diabo. Muitas crianças tiveram que passar por uma "reeducação" das mãos. Nos últimos anos, o estigma sumiu. Curiosamente, quatro dos últimos sete presidentes norte-americanos são canhotos - Gerald Ford, George Bush (pai), Bill Clinton e Barack Obama, além de Ronald Reagan, que é citado como ambidestro.

Entretanto, permanece o mistério sobre o que determina a predominância de uma das mãos. Há uma proporção que quase não mudou com o tempo: em geral, 90% das pessoas são destras e 10%, canhotas. "Isso ainda é algo bem misterioso", disse Clyde Francks, geneticista e autor principal de um estudo de 2007 no qual pesquisadores da Universidade Oxford identificaram uma variação genética ligada ao canhotismo.

A predominância da mão (seja esquerda ou direita) está relacionada à assimetria cerebral. "Isso ainda não é totalmente entendido. Estamos realmente bem no início da compreensão sobre o que torna o cérebro assimétrico", admitiu Francks.

Distribuição cerebral. Embora as assimetrias existam, inclusive nos nossos parentes primatas mais próximos, é consenso que o cérebro humano é mais profundamente assimétrico. Entender como funciona essa assimetria vai nos mostrar muito sobre quem somos e como nossos cérebros funcionam.

A laterização cerebral - distribuição da função para os hemisférios direito e esquerdo - é crucial para o entendimento da linguagem, da memória pensada e, talvez, até da criatividade. Por vários anos, a prevalência de uma das mãos foi vista como uma possível materialização da laterização, uma manifestação externa do equilíbrio entre direita e esquerda na região cerebral.

Para os destros, a atividade relacionada à linguagem acontece, predominantemente, do lado esquerdo. Muitos canhotos também têm um domínio da linguagem do lado esquerdo, mas um número significativo tem a linguagem distribuída equilibradamente entre os dois hemisférios ou de forma mais predominante do lado direito do cérebro.

Segundo Daniel Geschwind, professor de genética humana, neurologia e psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, em geral, os canhotos têm cérebros menos assimétricos, com uma distribuição mais equilibrada entre os dois hemisférios. "Talvez, uma forma conceitual mais precisa para se pensar nos canhotos é como não destros. Muitos deles são muito mais prováveis de se tornarem ambidestros e terem habilidades motoras excelentes com a mão direita", acredita Geschwind.

Traduzido por André Luiz Araújo



Em animais
Quer saber se seu cachorro é destro, canhoto ou ambidestro?

Dica. O especialista em comportamento animal Gustavo Campelo usa uma estratégia com seus cachorros. "O exercício que utilizo para descobrir se os cães são canhotos, destros ou ambidestros é fazê-los girar em torno de si mesmos em 360 graus. Utilizo um petisco para ajudar. A grande maioria gira com facilidade para o lado direito; alguns, para o lado esquerdo; e raros cães giram com facilidade para os dois lados", explica.

Curiosidade. Segundo o especialista, outro dado interessante, perceptível no comportamento dos animais, é que os ambidestros respondem ao treinamento de obediência com uma velocidade muito maior do que os outros.


GENÉTICA
Cientistas identificaram gene em disléxicos relacionado ao canhotismo
NOVA YORK. A prevalência de uma das mãos é presente nas famílias. Em 2007, enquanto faziam um estudo com crianças com dislexia, cientistas da Universidade Oxford identificaram o gene LRRTM1, que se mostrou associado ao desenvolvimento do canhotismo.


Clyde Francks, geneticista que trabalha no Instituto Max Planck para Psicolinguística, na Holanda, lembra que a descoberta do gene ganhou as manchetes. Esse gene foi encontrado de forma desproporcional nas pessoas com esquizofrenia, embora nenhuma dessas condições seja simples ou bem compreendida. "Não estamos buscando um gene para a tendência de uso das mãos ou um gene para a esquizofrenia. Estamos procurando relações sutis. O gene afeta as maneiras com que os neurônios se comunicam uns com os outros, mas seus mecanismos ainda precisam ser estudados", disse Francks.
Daniel Geschwind, professor de genética humana, neurologia e psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, está interessado nas conexões entre a linguagem e a preferência pelo canhotismo ou destreza, além das formas com que essa preferência pode nos ajudar a entender a evolução do cérebro. "A predominância do uso das mãos tem uma base genética, mas, assim como outras características – altura, peso –, é muito complexa. Não é um único gene que leva a isso. Existe um forte componente ambiental também. É um problema muito complicado". (PK/NYT)

Nenhum comentário: