sexta-feira, 15 de julho de 2011

Um em sete derrames ocorre enquanto a pessoa está dormindo

Um em sete derrames ocorre enquanto a pessoa está dormindo
Único tratamento hoje deve ser feito poucas horas após primeiros sintomas



Cincinatti, EUA. Uma pesquisa da Universidade de Cincinnati, nos EUA, revelou que aproximadamente um em cada sete acidentes vasculares cerebrais (AVCs) - também chamados de derrames - ocorrem durante o sono. O estudo foi publicado na "Neurology", revista ligada à Associação Norte-Americana de Neurologia. Durante um ano, os autores analisaram todos os casos de ataques isquêmicos - aqueles em que a corrente sanguínea é bloqueada no cérebro - em atendimentos de emergência na região metropolitana de Cincinnati e no norte do Estado de Kentucky.


Entre os 1.854 ataques estudados, 273 (14,7%) só foram percebidos no momento em que o paciente acordou. Segundo o levantamento, a percentagem é a mesma, independentemente de sexo, estado civil e de fatores de risco como pressão alta, diabetes, tabagismo ou colesterol alto.


"Como o único tratamento para o ataque isquêmico deve ser feito dentro de poucas horas após os primeiros sintomas, quem acorda com os sintomas muitas vezes não pode ser tratado, já que não sabemos quando os sintomas começaram", afirmou o autor, Jason Mackey. "Técnicas de mapeamento estão sendo desenvolvidas e testadas e vão nos ajudar a determinar melhor quando os derrames aconteceram".
ALERTA
Café e assoar nariz são gatilhos
Londres, Reino Unido. Tomar café, fazer exercícios e assoar o nariz são os principais gatilhos de derrames provocados por rompimento de artérias ou vasos sanguíneos, diz pesquisa feita na Holanda. O estudo acompanhou 250 pacientes durante três anos e identificou oito fatores de risco ligados a sangramentos desse tipo no cérebro.


Todos provocam um súbito aumento na pressão arterial, o que pode levar à ruptura dos vasos sanguíneos, diz a pesquisa publicada na revista especializada britânica "Stroke". O sangramento pode acontecer quando um vaso sanguíneo enfraquecido (aneurisma cerebral) estoura. Isso pode levar a danos cerebrais ou à morte.


O estudo revelou que o café foi o responsável por 10,6% dos casos em que o aneurisma se rompeu. Fazer exercícios vigorosos e assoar o nariz foram os gatilhos de derrames respectivamente em 7,9% e 5,4% dos casos. Fazer sexo e esforço para defecar responderam por 4,3% e 3,6%, nessa ordem. Segundo a Stroke Association, entidade britânica voltada para o tratamento de AVC, são necessários mais estudos para verificar se os fatores citados podem de fato provocar derrames.
Flash
Dados. Apenas no Reino Unido, mais de 150 mil pessoas sofrem de um AVC por ano, dos quais quase 29 mil se devem a sangramentos no cérebro.

Nenhum comentário: