terça-feira, 19 de julho de 2011

Saúde da coluna está nas mãos

Saúde da coluna está nas mãos
Método é usado para aliviar dores e equilibrar os órgãos e sistemas

ANA ELIZABETH DINIZ


Hipócrates e os médicos da Grécia antiga já sabiam dos benefícios da manipulação da coluna para prevenir e tratar uma infinidade de desconfortos ou detectar interferências indesejáveis que podem ser responsáveis por dores na musculatura e de cabeça, hérnias de discos, sintomas de asmas e labirintites, entre outras.


Essa técnica leva o nome de quiropraxia (quiro, mãos; e práxis, praticar) e foi desenvolvida nos Estados Unidos, em 1895, pelo médico Daniel David Palmer, um estudioso e conhecedor da anatomia e da fisiologia humana.


Em 1897, foi fundada a Palmer School of Chiropractic, a primeira faculdade no mundo. Hoje a técnica é utilizada em mais de 90 países e a profissão de quiropraxista é regulamentada por lei.
No Brasil, a quiropraxia começou a se desenvolver em 1992 com a criação da Associação Brasileira de Quiropraxia, reconhecida e filiada pela Federação Mundial de Quiropraxia. Hoje são 300 associados espalhados entre os vários Estados do Brasil.


As principais faculdades estão nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Dinamarca, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, México, entre outros. No Brasil, a Universidade Anhembi Morumbi e a Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, reúnem cerca de 750 estudantes.
Experiência. O quiropraxista Ever Souto Maior traz na bagagem 25 anos de prática com a técnica de manipulação da coluna
A quiropraxia é apontada como uma das principais profissões da saúde para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção dos problemas da coluna vertebral e para a correlação dessas desordens na saúde.

"A relação entre a estrutura, particularmente a da coluna vertebral, o sistema musculoesquelético e a função especialmente coordenada pelo sistema nervoso constitui a essência da quiropraxia, que enfoca a restauração e preservação da saúde", explica Ever Souto Maior, quiropraxista há 25 anos, docente na formação universitária de profissionais no Brasil e membro atuante do processo de regulamentação da profissão no Congresso Nacional.

Ele ressalta que a quiropraxia é uma ciência da saúde de formação universitária que estuda o sistema nervoso e a sua correlação com as demais partes do corpo por meio da coluna vertebral.
"Ela busca remover qualquer bloqueio ou interferência biomecânica que possa dificultar essa comunicação. Muitas dessas interferências ocorrem em algum segmento articular da coluna que se encontra com restrições de movimentos, resultando em dores reflexas que se manifestam na musculatura esquelética e podem interferir no funcionamento de órgãos e sistemas", explica Ever.

Sem o uso de medicamentos ou cirurgias, o quiropraxista dedica-se a localizar essas interferências que estão dificultando a comunicação do cérebro com as demais partes do corpo.
"Não basta retirar sintomas como a dor. É preciso analisar a origem das queixas a fim de corrigir o problema na raiz e dar, quando necessário, orientações no sentido de reorganizar os hábitos e costumes que, normalmente, levam aos problemas", diz Ever.

A quiropraxia vai além de aliviar dores. "Ela potencializa a capacidade de adaptação do indivíduo, promove melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar", avalia Ever.

Para buscar um profissional certificado em sua cidade, acesse o site da Associação Brasileira de Quiropraxia - www.quiropraxia.org.br. Informações: (31) 3484-5371 ou (31) 8356-3037.
Benefícios
Melhor equilíbrio, movimentos mais suaves, e como resultado, mais energia.

Maior consciência da coluna vertebral, seus movimentos, áreas de restrição ou de tensão.

Melhora da capacidade pulmonar e mais consciência da respiração.

Diminuição do estresse corporal.
Maior relaxamento emocional.

Mudança espontânea dos hábitos alimentares e busca de mais saúde.
Principais indicações
Dores na coluna lombar e de cabeça
com origem no pescoço.

Hérnia de disco e dor ciática.

Dores no pescoço.

Lesão por esforço repetitivo (LER).

Dores e tensão muscular.

Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo.

Sintomas de labirintites.

Limitação de movimentos.
DEPOIMENTO
Livre da dor
Há muitos anos, sofria com uma dor de cabeça crônica. As crises eram tão severas que eu ia parar no hospital. Os exames, vários, não revelaram nada de anormal e eu fui obrigada a aprender a conviver com a dor.

Até que, buscando aqui e ali, fiquei sabendo da quiropraxia. Logo depois da primeira sessão, houve alívio da dor. Com o tempo, as crises de dor cessaram, eu nunca mais fui parar no hospital e não tomo mais analgésico. Durante as sessões, a sensação de bem-estar é enorme e sinto como se o meu corpo fosse ficando livre de amarras. A técnica não trata o sintoma, mas atua na causa da dor.
Eliza Peixoto, 56

Nenhum comentário: