sexta-feira, 15 de julho de 2011

Posição de dormir afeta o bebê

Posição de dormir afeta o bebê
Adormecer do lado direito pode prejudicar o feto

Mulheres que dormem sobre o lado direito do corpo ou com a barriga para cima no fim da gravidez têm duas vezes mais chances de provocar morte prematura do bebê do que as mães que dormem apoiadas sobre o lado esquerdo.
Segundo uma nova pesquisa, feita na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, mães que dormem sobre o lado esquerdo do corpo nas últimas noites antes do parto têm 1,9 de chance em mil de terem bebês natimortos. Para mulheres que dormem em outras posições, a chance aumenta para 3,9 por mil nascimentos. É o primeiro estudo de casos de bebês natimortos no mundo que analisa a saúde do feto a partir da forma como as mães dormem.
Os pesquisadores neozelandeses analisaram 310 mulheres neozelandesas que estavam grávidas e outras 155 que tiveram bebês natimortos quando estavam por volta da 28ª semana de gravidez, entre 2006 e 2009.
As mães tiveram que responder perguntas sobre a posição em que dormiam, a duração do sono e se acordavam frequentemente antes da gravidez ou durante o último mês, semana e noite da gestação.
Os cientistas queriam examinar o efeito de distúrbios do sono como apneia e ronco na gravidez, já que eles poderiam causar a diminuição do oxigênio que chega ao bebê. No entanto, a análise dos casos mostrou que a posição em que as mães dormiam era fator mais determinante das mortes prematuras.
Uma das possibilidades apontadas pelo estudo é a de que quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminuiria a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê.
"Pode acontecer um fluxo restrito de sangue para o bebê quando a mãe se deita de costas ou sobre o lado direito por longos períodos de tempo", afirmou o ginecologista Lesley McCowan.
Estudo diz que número de natimortos cairia para 33%
A pesquisadora Tomasina Stacey, que conduziu o estudo na Nova Zelândia, disse que ainda é muito cedo para pedir que todas as mães durmam somente do lado esquerdo no fim da gravidez, uma vez que novas pesquisas devem ser feitas para comprovar a descoberta.
Mas, em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", ela disse que, se a associação for provada, pode ser possível mudar o índice de mortes prematuras orientando as mães da maneira correta.
Os cientistas acreditam que a descoberta reduzir o número de mortes prematuras em até um terço.
Científico.O estudo acompanhou 310 mulheres da Nova Zelândia grávidas e 155 que tiveram bebês natimortos por volta da 28ª semana

Nenhum comentário: