sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cérebro dorme com a pessoa acordada

NEUROLOGIA
Cérebro dorme com a pessoa acordada


Nova York, EUA. Se você já se martirizou por não saber onde guardou as chaves ou os óculos e acha que é distraído ou esquecido demais, pense melhor: isto pode ser apenas um sinal de que você está precisando dormir.

Esta é a conclusão de um estudo feito com camundongos, que sugere que quando o cérebro está cansado pode adormecer por uma fração de segundo, mesmo que a pessoa esteja acordada.

As consequências disso são grandes, principalmente para quem executa tarefas para as quais a falta de sono pode ser perigosa, sugere a pesquisa. "Grupos específicos de neurônios podem adormecer, com consequências negativas para a performance", diz Chiara Cirelli, professora de psicologia da Universidade de Wisconsin.

Chiara e seus colaboradores inseriram sondas ultrafinas dentro do cérebro de camundongos adultos para monitorar a atividade elétrica em subgrupos de neurônios no córtex motor, que é responsável pela coordenação motora "semiautomática".

Os roedores foram, então, privados de sono.

O monitoramento cerebral mostrou que, mesmo quando todas as aparências indicavam que os animais estavam acordados e ativos, neurônios nessas áreas específicas não estavam funcionando - em outras palavras, partes do cérebro permaneceram adormecidas enquanto outras continuavam despertas.
Flash
Versão. O estudo desafia o senso comum de que a falta de sono afeta o cérebro inteiro.

Nenhum comentário: