terça-feira, 3 de maio de 2011

existe vida sexual depois do casamento?


Por Thais Pontes . 10.02.11 - 17h37
Sexo depois do casamento: escassez e dúvidas


Recentemente, um assunto tem sido recorrente nas minhas conversas com as amigas recém-casadas: por que o relacionamento esfria tanto depois do casamento? Vamos tentar identificar as principais causas desse problema e entender o que pode ajudar a combatê-lo.

Meu marido não me procura mais
No começo do casamento era tudo uma loucura! Fizesse chuva ou sol, ele comparecia sem frescura. Mas os meses foram passando e a coisa foi ficando cada vez mais rara. E, de repente, você está morrendo de medo de ter que se conformar com ter menos do que precisa, merece ou deseja. O bicho pega mesmo quando esse “não se sentir desejada” começa a afetar sua autoestima. Eu já vi mulheres ficando desde paranoicas com o próprio corpo até depressivas.
Quais os possíveis motivos
A rotina, infelizmente, tem o dom de deixar tudo mais morno. Antes do casamento, os encontros sexuais estão relacionados a diversão, fuga da rotina, entretenimento. Depois que vocês começam a morar juntos, dividir banheiro, contas, cama e tudo mais, o sexo vira, praticamente, mais um elemento inserido na rotina. E sendo assim, os outros problemas da rotina interferem diretamente nele. Então, se seu marido está desempregado, com problemas no trabalho, com dificuldades para pagar as contas, com má digestão, com muito sono, ou com qualquer outra coisa de rotina, que jamais o faria não querer transar enquanto vocês eram namorados, é possível que agora isso se torne um impeditivo sexual.

Será que ele tem outra?
É sempre a primeira hipótese levantada por qualquer mulher que vive essa situação. Claro, pois é a menos complexa. Seria muito mais simples explicar a falta de desejo dele por você por causa de uma terceira pessoa. Pode ser verdade? Pode, nunca se sabe. Mas também pode ter a ver com problemas pessoais dele.
E agora?
A primeira atitude a ser tomada é ter uma boa conversa. Não adianta evitar o problema ou tentar disfarçá-lo. É hora de falar abertamente sobre o que está acontecendo. Deixe claro que isso incomoda e você está disposta a ajudar. Falem sobre a rotina, os problemas financeiros e veja o que mais pode estar aborrecendo seu marido. Prontifique-se a ajudar sempre que possível, de maneira amável. Evite brigas, elas só pioram a situação.

Fugindo da rotina
Eu não queria colocar esse tópico, pois ele é bem clichê. Mas é fato que dar uma fugidinha da rotina pode ajudar. Uma viagem, uma lingerie, ousar um pouco nas fantasias sexuais, fazer algo que vocês nunca tentaram, gastar mais tempo nas preliminares, acordar mais cedo para uma rapidinha, ir ao motel… Por que não tentar o mais óbvio?

Se nada der certo…
Caso você note que o relacionamento esfriou totalmente, que conversas já não adiantam mais, que vocês não passam de amigos e nem que você apareça nua, pintada ao estilo globeleza, ele vai reparar, aí você precisa repensar o relacionamento.

Você está disposta a passar a maior parte da sua vida ao lado de alguém que não te deseja? Há mulheres nessa situação que, para conseguir manter o casamento, acabam recorrendo a casos rotineiros. É uma forma de continuar sentindo-se desejada. É a melhor forma? É essa a vida que você quer? A resposta é sua. Mas o fato é que viver sem desejo não dá. 
Ps.: Eu fiz esse texto para mulheres, porém a recíproca é verdadeira. A rotina também pode deixar a mulher com menos desejo e afetar o homem. O texto seria o mesmo, invertendo os gêneros.
  saiba mais em 

Nenhum comentário: