terça-feira, 3 de maio de 2011

corpo são


Quase nunca costumamos refletir sobre a importância da nossa coluna vertebral. Somente quando estamos com algum problema ou incômodo lembramo-nos que ela existe. Vale ressaltar que ela é responsável pela nossa sustentação, e é através dela que os impulsos nervosos comandam as várias partes do corpo! É ela que nos dá estrutura para ficarmos em pé e para realizarmos as atividades do cotidiano. Pois então, se ela é fundamental, você não acha que chegou a hora de tratar da sua coluna com mais carinho em seu dia a dia?





Começando em fazer uma auto análise sobre o estilo de vida que você leva. Sempre há uma desculpa para ser sedentário. Tempo, dinheiro, dor etc... Como você sabe que são desculpas, por que não começar a fazer uma atividade nem que seja caminhar no quarteirão de sua casa? Ou subir e descer as escadas de seu prédio? Ou deixar o carro na garagem e realizar as atividades nas redondezas de casa ou do trabalho a pé?





Ah, você não se acha sedentário, porque no fim de semana joga aquela pelada com os amigos antes do churrasco com cerveja? Pois é um bom motivo para você parar para pensar se realmente pratica alguma atividade. Esportistas de fim de semana sofrem muito mais lesões que pessoas que realizam atividades leves três vezes por semana. A comida pesada misturada ao álcool vai gerar uma letargia que só fará efeito na segunda de manhã quando você acordar quebrado sem saber o que aconteceu.





Já você é um rato de academia, não perde uma aula, e cada dia que passa está ficando mais musculoso. No entanto, de um dia para o outro aparece uma lesão que não o permite nem menos andar. Tudo bem, realmente você pode ser ativo por frequentar a academia, mas deve respeitar seus limites, que nem sempre são os mesmos recomendados pelo seu instrutor. Por isso, não entre nessa onda de cada nova aula você deve pegar mais peso. Pense que uma hora a sobrecarga pode ser fatal para a saúde de sua coluna.





Se você é uma fashionista, e fica em cima das tamancas o tempo inteiro, desça do salto alto já! Além de ele fazer mal para a sua coluna, lembre-se que a moda de hoje é democrática, não obriga as pessoas a se vestirem de um jeito ou de outro. Você pode muito bem usar sapato alto quando tiver realmente uma ocasião especial. Além disso, abandone as bolsas enormes -- ou pelo menos, reduza as quinquilharias que carrega dentro delas --; e as calças justas que mal deixam você se movimentar.





E o trabalho que você exerce é sedentário? Você passa muito tempo sentado ou com mal postura? Procure levantar-se e caminhar ao menos a cada hora. E se tiver que trocar de profissão caso a sua está prejudicando a saúde da coluna, troque. Sempre é hora de mudar. Aliás, comece mudando sua forma de agir. Pense antes de realizar certas tarefas, e escute o que seu corpo tem a lhe dizer. Você vai ver como a sua vida vai ficar mais leve e mais fácil!











JASON GILBERT


Quiropraxista australiano radicado no Brasil, bacharel em ciências médicas e mestre em quiropraxia pela Macquarie University, em Sidney, na Austrália.








cuida do teu corpo com amor sem apego, voce vai ficar um bom tempo com ele...

Nenhum comentário: