quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Artigo: Gutenberg e o iPad

Tablet é só um leitor de mídia. Por que tanta algazarra?
O iPad entrou no mercado como um iPhone gigante com menos funções que o iPhone e menos ainda do que se imaginava num tablet PC. O iPad não serve para desenhar, já que não usa caneta. Não reconhece a escrita manual. Presta-se apenas à recepção de conteúdo. Ou seja, é um leitor de livros e jornais. Se é só isso, então uma página de tela é melhor que a página impressa? Será?

Há um exercício que faço de vez em quando para me ajudar a entender se uma mudança tecnológica é de fato um avanço. Vou fazê-lo agora. A ideia é inverter a linha do tempo e apresentar o resultado no formato de notícia. Cenário: o mundo sempre teve o iPad como dispositivo para a leitura de revistas e jornais. Impressão em papel nunca existiu. Subitamente, uma nova empresa aparece com a imprensa e decide competir com a velha tecnologia — o iPad. A notícia seria assim:

CUPERTINO, CALIFÓRNIA — A Gutenberg Printing Company anunciou hoje nova versão de seu sistema de arquivamento e distribuição de conteúdo, assim como uma série de novas máquinas de impressão capazes de produzir os chamados “jornais”, fornecidos diariamente em milhões de cópias. A companhia, cujo CEO é Steve Gutenberg, revolucionou o setor com a técnica de tinta-sobre-papel, que permite aos usuários ler e colecionar as informações que adquirem. As páginas são impressas em pacotes portáteis que podem ser colocados na estante para futura referência.
O conteúdo desses pacotes, chamados jornais, livros e revistas, não se quebra facilmente nem pode ser apagado por acidente. As publicações em papel também são mais baratas de produzir, embora seja mais complicado distribuí-las. Gutenberg imagina o dia em que o que ele chama de “bancas de revistas” e “livrarias” vão se tornar tão comuns como os postos de gasolina. Essa visão, tida como um sonho impossível, recebeu fortes críticas na mídia.
As vendas do iPad vêm caindo desde o surgimento do primeiro jornal, enquanto as ações da Gutenberg crescem rapidamente. É difícil dizer até onde irá essa tecnologia. Mas, para muitos, o futuro do iPad e da tela de computador está em perigo.
Bem, você percebeu a coisa. Já inverti a linha do tempo de várias invenções modernas e rapidamente determinei qual a melhor ideia. Mas, é claro, as pessoas estão treinadas para se apaixonar pelas coisas novas. As modas mais recentes sempre parecem melhores. Então, você se acostuma com os novos mecanismos de distribuição de conteúdo. Eles vieram para ficar. Infelizmente, o melhor mecanismo — impressão em papel — está condenado. Isso é errado! Mas fazer o quê?
John C. Dvorak

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