segunda-feira, 29 de novembro de 2010

a morte do emeiu

Facebook lança serviço de e-mail


Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, revelou nesta segunda-feira que irá lançar um sistema unificado com e-mail, torpedos SMS pelo celular e mensagens enviadas pelo próprio site, isto tudo fará frente aos serviços populares de correio eletrônico do Google, do Yahoo e da Microsoft. Segundo Zuckerberg, a inovação será um complemento do e-mail.
O novo sistema possibilita aos usuários a escolha de ferramenta de comunicação que é desejado usar, esta que não precisa ser a mesma que a pessoa do outro lado esteja utilizando. A pessoa, por exemplo, pode enviar um e-mail para alguém que o recebe no sistema de chat do Facebook. Do mesmo modo, as mensagens podem ser entregues e enviadas via SMS entre outros.Por estar em uma fase de testes, o novo sistema estará disponível apenas para poucos usuários nos EUA, porém a expectativa é que se espalhe para o restante do mundo.
As  especulações que  circulavam na internet diziam que o Facebook lançaria um "matador do Gmail" (serviço do Google). "Este não é um matador de e-mail", disse Zuckerberg, durante evento no hotel St. Regis, em San Francisco. "É um sistema de mensagens que inclui o correio eletrônico como um de seus componentes." Ele disse que mais de 350 milhões, dos 500 milhões de usuários do Facebook, atualmente enviam e recebem mensagens no web site, mas não acredita que o e-mail será sistema vencedor de comunicação no futuro.
Zuckerberg afirmou que, apesar de o correio eletrônico não estar ficando ultrapassado de imediato, o número de pessoas que utilizaram o sistema integrado de plataformas do Facebook aumentará. Pela rede social, mais de  4 bilhões de mensagens são enviadas diariamente.Quanto ao funcionamento do sistema, os usuários poderão escolher quem pode ou não enviar mensagens, optando por “toda  a gente, apenas amigos ou mesmo os amigos dos amigos”. Há também a possibilidade de acessar um histórico completo das trocas de mensagens independente da plataforma utilizada. Os primeiros acessos só serão feitos através de convites.
No Facebook, atualmente, só  é permitido  a comunicação entre pessoas inscritas na rede, porém,  o lançamento de ontem permitirá a troca de mensagens com quem não está inscrito na rede social.
tudo começou graças a isso.. 


Guerra entre Facebook e Google continua


O Google, após o bloqueio de importação de dados de usuários do Gmail de forma automática, declarou guerra ao  Facebook. No momento, as duas empresas vivenciam uma guerra verbal na internet. Cada empresa faz o possível para assegurar seus usuários.
O Facebook indica aos usuários que façam download de seus contatos e os importem logo em seguida. O maior site de buscas, o Google, sugere um endereço específico para a tarefa, este, que tem sido usado pelo Facebook para redirecionar os usuários.
O Google afirma que não irá mais permitir a importação dos contatos do Gmail, pois salienta que não há reciprocidade por parte do Facebook, esta que mantém todas informaçõesfechadas dos seus contatos para a gigante de buscas, mesmo disponibilizando-as para Yahoo e Microsoft.
O Facebook modificou sua ferramenta, transformando-a em menos automática, mas com garantia de importação já que, o Google não pode impedir que os seus usuários baixem suas listas de contato para seus próprios computadores.
O Google se diz “"desapontado com o fato do Facebook não investir seu tempo possibilitando que seus usuários possam exportar seus contatos para outros sites". Complementa a empresa: que "as pessoas têm o direito de controlar os dados que criam, por isso continuará permitindo que os usuários exportem seus contatos do Google".
Em resposta as provocações do Google, o engenheiro do Facebook Mike Vernal respondeu às críticas lembrando que o Google bloqueou a exportação de contatos no Orkut, medida que brecou uma das principais formas de crescimento do Facebook no Brasil e na Índia, porém irrelevante no resto do mundo.
Continuando com a troca de farpas, o engenheiro do Facebook, Vernal, diz que "a exportação em massa de emails não é padrão na maioria das redes sociais". Complementa ainda dizendo que o Google, não enchergava problems na ferramenta enquanto estava na frente no Brasil e na Índia, mas mudou sua política quando começou a perder usuários em ambos países. O engenheiro ainda diz que um usuários não pode ter o direito de exportar os emails privados de todos seus amigos, pois esta informação não pertence a ele.
Esta briga parece não ter um fim muito em breve. Conforme o texto regulatório: “O Google apoia a portabilidade de dados. Ao acessar o conteúdo de contatos para uso em seu serviço ou aplicativo, você está concordando em permitir que seus usuários exportem dados de seus contatos para outros serviços ou aplicações (...) sujeito às leis aplicáveis

Nenhum comentário: