sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aprender com a Adversidade – Napoleon Hill

Aprender com a Adversidade – Napoleon Hill


Cada adversidade ou fracasso traz consigo a semente de um benefício equivalente ou maior.
(Napoleon Hil)

O fracasso deve ser nosso professor, não nosso coveiro. Fracasso é um atraso, não uma derrota. É um desvio temporário, não um beco sem saída. Fracasso é algo que nós só podemos evitar não dizendo nada, não fazendo nada, e não sendo nada.”
(Denis Waitley)

O fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência.”
(Henry Ford)

É inevitável que alguma derrota entrará mesmo na vida mais vitoriosa. O espírito humano nunca está acabado quando é derrotado … está acabado quando se rende.”
(Ben Stein)

Veja que a qualquer momento que você se sentir triste ou derrotado, é só porque você insiste em se agarrar ao que não funcionaAtreva-se a abandonar isso e você não perderá nada, exceto uma ideia punitiva.”
(Guy Finley)

Nada pode ser chamado de fracasso, até que você aceite-o como tal.
(Napoleon Hill)
Nas palavras do próprio Hill, nessa visita conhecemos um dos princípios mais estranhos da Ciência do Sucesso: o princípio de Aprender com a Adversidade.
Realmente estranho, porque nós tendemos a ver nossos problemas, derrotas e fracassos como eventos ruins que só servem para nos desanimar ou deprimir. Em alguns momentos podemos pensar até que o mundo conspira contra nós. E dizer que a falência financeira, morte de um familiar ou uma grave doença pode esconder um benefício equivalente ou ainda maior, e que basta manter uma atitude mental positiva para descobrir qual é esse benefício, pode ser um tanto complicado de entender… principalmente quando se está vivendo o momento difícil ou a fase ruim.
Mas é exatamente por isso que Aprender com a Adversidade é um Princípio do sucesso. É um hábito que precisa ser aprendido, cultivado, praticado.
Partindo da premissa de que nada acontece por acaso (e como poderia ser diferente? a nossa vida é um reflexo de nossas crenças dominantes!) tudo que nos acontece, seja bom ou ruim, tem uma razão de ser. Talvez no momento que está acontecendo, ou mesmo logo após, não seja possível perceber qual é essa razão. Mas é tudo uma questão de tempo. Pode ser que agora não faça o menor sentido…mas em algum momento fará. Para apreender a verdade por trás desse princípio basta colocá-lo em prática. Tente lembrar-se, por exemplo, de alguma situação desagradável que viveu no passado. Com essa lembrança em mente, tente descobrir qual o benefício, oculto para você na época, que essa situação lhe proporcionou. É surpreendente o que você descobre sobre si mesmo (sobre as suas crenças e condicionamentos dominantes, e consequentemente sobre o seu campo de atração) com esse exercício. Curiosos padrões… estranhas coincidências… eventos que se repetem em relacionamentos…
Talvez conhecer a Lei Universal do Ritmo ajude a esclarecer os altos e baixos da vida. (ah, e prometo um post só sobre as leis universais ;-) ! )
A Lei Universal do Ritmo nos diz que tudo (a vida, a natureza, o Universo) se move em ciclos, estações, ritmos. Assim como a onda vem, a onda vai… Já ouviu aquela frase: “Para tudo tem o seu tempo” ? Grande sabedoria popular. A sacada aqui é aprender a não se desesperar quando chega o “baixo” da vida. É só uma questão de tempo, e logo o “alto” retornará. Seguir em frente quando se está na fase ruim, sabendo que a fase boa estará logo aí é o que diferencia os bem-sucedidos, os extraordinários, do resto das pessoas. Mas, preciso frisar, não confunda “seguir em frente” com lutar contra! Quando você luta contra uma fase ou situação ruim você prolonga ainda mais a fase, porque quando você se preocupa ou se desespera a sua atenção se foca mais ainda no problema e você atrai mais disso.Vá com o fluxo da vida… Aprenda com a Adversidade quando estiver no “baixo” e torne seus “altos” ainda melhores e prolongados!


Nenhum comentário: