domingo, 31 de outubro de 2010

Que tal imprimir livros esgotados?


RIO – Graças a um acordo firmando quinta-feira passada, os livros da biblioteca digital armazenados ao longo dos últimos cinco anos pela Google poderão agora reaparecer impressos no mundo físico. Pelo acordo, a Google abriu parte de seu índice de obras ao inventor da “Espresso Book Machine”, uma impressora de alta velocidade, capaz de produzir um livro com cerca de 300 páginas e capa rústica em quatro cores em menos de quatro minutos. Ela imprime 105 páginas P&B por minuto ou 35 coloridas no mesmo tempo.
O Google Books (books.google.com) já vinha oferecendo online mais de 1,5 milhões de livros que já estão em domínio público.
Por enquanto, o novo serviço está disponível apenas nos EUA mas aos poucos se espalhará por livrarias e bibliotecas no mundo inteiro, obviamente mediante pagamento. De qualquer maneira, trata-se quase de uma bênção para os usuários mais tradicionalistas que ainda preferem livros convencionais, em vez de ler numa tela de computador ou um leitor de e-books, como o Kindle, da Amazon, ou o Sony Reader.
A EBM já funciona há vários anos, mas só agora, em sua versão 2.0, será usada em grandes volumes de serviço, com a possibilidade de imprimir as versões escaneadas de algumas das grandes obras da história da literatura, oriundas das maiores bibliotecas do mundo.
A empresa On Demand Books (ondemandbooks.com), dona da impressora veloz, poderá ter acesso a um acervo ainda maior, caso a Google consiga obter a aprovação judicial que anda pelejando por intermédio de uma ação coletiva que lhe daria direito a vender livros esgotados.
Segundo Jennie Johnson, porta-voz da Google, o público poderá conseguir a cópia impressa de um livro mesmo que só existam um ou dois exemplares dele em alguma biblioteca dos Estados Unidos, ou mesmo caso ele não mais esteja disponível em absoluto.
Segundo reportagem em vídeo da CNN , a EBM custa US$ 175 mil, mas seu custo se amortizaria em pouco tempo, dada a demanda de serviço. Está disponível no YouTube um vídeo em inglês em que Brandon Badger, gerente da Google Books, e Dane Neller, CEO da On Demand Books, falam sobre a Espresso Book Machine.

Nenhum comentário: