domingo, 31 de outubro de 2010

criatividade para todos............

De onde surgem as IDEIAS?
Somente em 2009, foram feitos mais de 25 mil pedidos de patentes ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi)
TATIANA LAGÔA 
Você já parou para pensar de onde vieram os objetos que usa no dia a dia? Grande parte deles surgiu de alguma dificuldade. E o Brasil está lotado de pessoas que tornaram suas frustrações em algo útil: só em 2009, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) registrou mais de 25 mil pedidos de patentes. Esses inovadores serão homenageados nesta quarta-feira, quando se comemora o Dia do Inventor Brasileiro.
José Rodrigues de Resende, 40, conhecido em Central de Minas, no Leste mineiro, onde vive, como Zé Batata, colocou a criatividade em prática porque precisava agilizar o trabalho. E, no ano passado, criou uma "descamadora" de peixes - serviço que fazia manualmente. Além de reduzir o tempo gasto no trabalho em três vezes, ele conseguiu o prêmio Criatividade Rural 2009 da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater MG).
O inventor sabe na ponta da língua de onde surgiu esse e vários outros inventos: "A necessidade é a mãe de todas as invenções", filosofou. O consultor e palestrante sobre criatividade e inovação Antônio Carlos Teixeira da Silva concorda. "Todo ser humano tem criatividade. As ideias surgem da necessidade de melhorar o que já existe ou simplificar o seu uso. Elas podem vir espontaneamente ou por demanda, mas é preciso haver o sentimento de que aquilo é necessário", afirma.
Dificuldades mesmo quem passou foi o aposentado Antônio José de Carvalho, 53. Ele patenteou 44 inventos e jura que todos surgiram após algum "aperto". "Há situações que fazem a gente procurar meios de resolver. Aí a gente acaba criando algo que não existia", explica. Desde o ano passado, por exemplo, ele não vive mais o "inconveniente" de ter que fazer ovo cozido com casca. "Sempre que eu cozinhava, ficava irritado de ter que fazer o ovo com casca e descascar depois de pronto. Inventei umas formas onde coloco o ovo descascado, e ele cozinha em banho maria", comemora.
Cansado de ter que alertar as duas filhas que elas estavam com a postura incorreta na frente do computador, Gilbert Salazar Batista criou o monitor postural. O objeto é colocado na cintura das meninas e, quando elas ficam com a postura inadequada, começa a vibrar. "Foi uma ideia meio no estalo. Não aguentava mais ter que ficar alertando toda hora que elas estavam encurvadas", conta. Agora que patenteou o produto, ele espera conseguir ganhar dinheiro com o invento. A expectativa é que uma empresa se interesse em produzi-lo em grande escala para comercialização.
Mas não basta inventar. É preciso provar que uma ideia é nova e registrá-la para receber os méritos. "É muito comum as pessoas não darem atenção ao projeto que têm e, por isso, perderem para outras pessoas ou até empresas que tomam a ideia como se fosse delas", afirma o presidente da Associação Brasileira de Inventores, Carlos Mazzei.
O primeiro passo para evitar o problema é fazer uma pesquisa na internet para confirmar se o invento de fato não existe. Depois, é necessário registrar uma patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). A Associação Nacional dos Inventores (www.inventores.com.br) oferece assessoria para quem quer registrar uma ideia nova. O valor cobrado varia conforme a demanda. As dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (21) 2139-3638.

 

Nenhum comentário: