quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vocare, para deixar falar a voz do coração


Bom dia, para escutar a voz interior!!!

Sempre que ouvia a expresão Vocare ou vocação, sentia que se tratava de algo do outro mundo, mas a medida que crescia no entendimento, descobrí que vocare é algo desse mundo mesmo, coisa da vida, coisa natural, como cafezim, pudim, beijim, carim, angu com quiabo, coisa boa.
Hoje ao olhar o descompasso e a frustração que  muitas vezes tocam nossas vidas e tem origem em nossa formação e historia de vidas, me pergunto..em que momento deixamos de escutar a voz interna, quando foi na historia que tal evento significativo aconteceu...

Minha filha Adma me contou um fato curioso ontem, que aconteceu em sua escola o IEMG.
Disse que a Professora de Português, que se aposentou recentemente... deixou saudade e segundo ela foi a professora mais importante, que passou por  ela, até onde se lembra.
Os alunos se calavam quando ela entrava, era educada, todos a repeitavam, até mesmo o alunos mais empedernidos, ditos com o com o diabo no corpo ficavam quietos, sim aqueles mesmos que não estavam nem aí para o Ó do borogodó.
Ela disse: ‘Pai a gente arrumava a carteira quando ela chegava, ficava atento, porque sabia que com ela a gente ía aprender alguma coisa significativa, que não seria um perda de tempo, a gente sentia que ela gostava do que fazia , fazia as coisas com gosto, envolvia a gente não sei como a gente prestava  a atenção, mas pretava, minha sala é o bicho só tem cavalo desembestado".

Bem gente, esse não foi o único relato que ouví sobre isso, outro caso os alunos fizeram um abaixo assinado a professora Léa de Deus, implorando com choro e muita tristeza ao saberem que ela ficaria afastada por motivo de saúde e teria de ficar apenas com uma turma.
O sentimento de dor e perda de um mestre é semelhante ao luto não resolvido.
Mas tenho meus Mestres dilétos também, um deles me tocou no Ó, o Professore Vigilato, mestre da matemática o que posso dizer, uma turma a menos que não teria trauma de matemática no mundo.

Essa qualidade de um ser humano é muito atraente e sexi. 
É gente que fala com a voz Interior, eles estão aí pelo mundo, seu caminho eles mesmos traçam e ainda de quebra, te chamam para caminhar com eles e se divertir, são atores sociais, eles tem luz própria, iluminam aos outros e ainda falam com o coração, agem com a vocação, coisa rara de se ver, era o que eu pensava e ignorava.
Queria criar uma revista Gentis, e mostrar o que essas pessoas fazem e realizam no mundo.
Coisa que achava rara, percebi que é mais frequente do que imaginava.
Sabe essa gente tambem se cansa, se irrita, se frusta, mas seguem em frente.
Diante dos descaminhos da vida , da sociedade moderna é urgente o resgate em todos os níveis da Voz Interior, já que a arte desse escutar e ouvir esta se perdendo.













Precisamos cada vez mais de Especialistas e Doutores, para dizerem o que sentimos e quem somos e o que fazer de nossas vidas.
Se nossos corpos falam e nos ensinam e dizem coisas sábias, do tipo não use álcool, ou não fume cigarro, lá vamos nós como cordeiros ao sacrifício... não queremos ouvir nossa angustia diante da vida, nem nada que venha de dentro, seja na forma de gazes ou murmúrios da Alma.
“Dizem isso é coisa de fracos, daqueles que seguem devaneios” e seguem anestesiados e embalados pelo Rivotril e tomando seu Prozak, fumando o seu Crack, uma dança de edonismo puro.
Fique claro, não deixe de tomar seu remedio ouviu, faz parte do tratamento.
Prozakiemos...

Afirmo aqui, que deixar falar a voz do coração, isso é coisa de fortes, ouvir e falar com voz interior, é a manifestação de nossa autenticidade, nossa auteridade e singularidade da Alma.
A Alma tem uma voz e quando se emudece e se cala em virtude de traumas ou do medo, catástrofes ecológicas acontecem meus amigos....
Veja quanta gente vagando a deriva,  sem escuta interna, vazios, oprimidos, solitários, em todos os cantos do mundo.
Não falo de uma Panacéia, onde podemos tomar um pílula e como num passe de mágica tudo se transforma-se. É algo lento e profundo como a vida é.
Crescer não é igual café instâneo, assim como amar, ser feliz, gozar...
Tudo que é bom na vida, tem seu tempo interno, tempo de existir é kairós...
Mas arrisque-se, se pergunte, quem sou, o que estou sentindo em relação a isso, se coloque para vida, somos filhos da luta, da ânsia de viver e temos a oportunidade de evoluir.

Ouvir a voz  e falar com a voz interna é coisa fina, delicada, educada que permite evoluir, desenrolar a vida criar vínculos fortes, dissolver o muro da lamentações que nos isolam do real, do Real Existir.
Se identificarmos os traços que definem nossa sociedade, podemos ver alguns indesejáveis a Esquizofrenia Social e forte traços de Psicopatia, cada vez mais acentuados e presentes em nosso governantes e líderes sociais. Para nossa sorte e deleite ainda existem pessoas do calíbri de Zilda Arns e pessoas que seguem firmemente contra a maré, desse movimento, são mães, pais, pessoas humanas...

Evidentente, quando a voz interna deixa de ser ouvida, perdemos a conexão e deixamos a oportunidade de ser, de se realizar, de comunicar a que viemos, de trocar ideias significativas e nutritivas.
A crise da pós modernidade, pode ser o início do fim de uma era, que bom...
O 11 de setembro pode servir a alguma coisa...
Esse caminho da Vocação, como estado do ser, deve e pode ser praticado nas escolas, repartições públicas empresas privadas, e em nossas vidas.

Surpreenda-se pode ser terapêutico e curativo, o que vier, será resultado de um agir e do pensar livre, uma certa consciência que fala em nosso ser e através dele.
Essa dimensão da vida é Espiritual e permite agir com compreensão, lucidez e clareza, as dúvidas virão de modo natural, mas também irão como nuvens que cobrem o céu em um dia de sol.
O vento sopra.

Essa é a Poiési nossa de cada dia !!!
Orai e vigiai!!!!!
A todos uma boa vida!!
Heberle Babetto


veja mais em :

Um comentário:

Unknown disse...

É isso ai "mano"! Precisamos de pessoas que nos ajudem a enfrentar as mazelas da vida, que transpirem integridade, lealdade e confiança. Estão faltando os verdadeiros mestres, gente que vista a camisa da profissão e transmita valores para esta moçada!