quinta-feira, 12 de agosto de 2010

M Á S C A R A S


Mais um belo artigo que nos remete a reflexões valiosas e que é dedicado
como material importante no caminho do autoconhecimento.
Leia e deleite-se :

"Não se deixe enganar por mim. Não se engane com as máscaras que uso.
Pois eu uso mil máscaras que eu tenho de tirar, e nenhuma delas sou eu.
Fingir é uma arte que se tornou uma segunda natureza para mim, mas não se engane.
Eu dou a impressão que sou segura, de que tudo está bem e em paz comigo, que meu nome é confiança
e tranquilidade é meu lema; que as águas estão calmas e eu estou no comando sem precisar de ninguém,
mas não acredite nisto tudo, por favor. A minha aparência é tranquila, mas apenas uma aparência.
É uma máscara superficial, máscara que sempre varia e esconde.
Por baixo não há tranquilidade, complacência ou calma,
por baixo está o meu eu real, em confusão, medo e abandono.
Mas eu oculto tudo isso, pois eu não quero que ninguém veja.
Fico em pânico ante a possibilidade de que minha fraqueza fique exposta,
e é por isto que eu crio máscaras atrás das quais eu me escondo,
com a fachada de quem não se deixa tocar, para me ocultar do olhar que sabe.
Mas esse olhar é justamente minha salvação, e eu sei disso.
É a única coisa que pode me libertar de mim mesma, dos muros da prisão que eu mesma levantei,
das barreiras que eu mesma, tão dolorosamente, construo.
Mas eu não digo nada disso a você, não ousaria. Tenho medo.
Tenho medo que seu olhar não seja acompanhado de amor e aceitação.
Tenho medo que você me menospreze, que você ria de mim, me ferindo.
Tenho medo que você acabe vendo e me rejeitando.
Então eu continuo a viver meus jogos de fingimento, com a fachada de segurança por fora
e sendo uma criança tremendo por dentro.
Com um desfile de máscaras, todas vazias, minha vida se torna um campo de batalha.
Eu converso com você uma conversa inútil e superficial.
Digo a você tudo que não tem a menor importância, e calo o que arde dentro de mim.
De forma que, não se deixe enganar por essa rotina.
Por favor escute atentamente e tente ouvir o que eu não estou dizendo,
e que eu gostaria de dizer, o que eu preciso, mas não sou capaz de dizer.
Eu não gosto de me esconder, honestamente não gosto.
Eu tampouco gosto dos jogos tolos e superficiais que faço.
Eu gostaria mesmo era de ser genuína, espontânea, eu mesma, e você tem que me ajudar.
Você tem que me ajudar, segurando a minha mão,
mesmo quando esta seja a última coisa que eu aparente necessitar.
Cada vez que você é atencioso e encorajador, cada vez que você tenta compreender,
procurando me ajudar, um par de asas nasce no meu coração.
Asas pequenas e frágeis, mas asas.
Com sua sensibilidade , afeto e compreensão, eu me torno capaz.
Você me transmite vida. Não vai ser fácil para você.
A idéia de que eu não valho nada, vem de muito tempo e criou muros fortes.
Mas o amor é mais forte que os muros e aí está a minha esperança.
Por favor, ajude-me a destruir estes muros com mãos fortes, mas gentis,
pois uma criança é muito sensivel e eu sou uma criança!"

 

Gostou ? Certamente você deve estar se perguntando quem será a autora ?
Esqueça a autora ! E quando perguntarem quem é você, responda apenas :
Eu sou uma pessoa que você conhece muito bem.
Porque eu sou todo homem, toda mulher, toda criança,
todo ser humano que você encontrar ...
*.*
Beijos de luz ...
Gisa

Giselda e é Designer e poetisa

Nenhum comentário: