segunda-feira, 9 de agosto de 2010

jeito budico de ser e de viver

que esse estado budhico de ser
manifeste em nós,
e a cada passo do nosso coração.
semelhante ao Cristo que caminhou                     como um Espirito Vivente
E que a inocência
que reside em nós prevalesça,
ela é indestrutível...
Heberle Babetto

Shantideva (Índia, séc. VII)

Os Budas são meus verdadeiros e infalíveis amigos.
Não há limites para os benefícios que eles trazem.
Como mais eu poderia retribuir sua bondade
Senão fazendo os seres vivos felizes?

Ao ajudar os seres, retribuímos àqueles
Que sacrificam suas vidas por nós e mergulham no inferno da Dor Incessante.
Então se seres me causarem grande mal,
Vou lutar para levar a eles apenas benefícios.

Aqueles que se tornaram meus senhores
Por vezes sacrificaram seus próprios corpos.
Por que deveria eu, um tolo, me comportar assim com tanta presunção?
Por que deveria eu não me tornar escravo dos outros?

Budas ficam felizes com a alegria dos seres.
Eles ficam tristes e lamentam quando os seres sofrem.
Ao levar alegria aos seres, então também agrado aos Budas;
Ao prejudicar os seres, também prejudico os Budas.
O Caminho do Bodisatva 6 | 119-122
Shantideva (Índia, séc. VII)
(The Way of the Bodhisattva)

Nenhum comentário: