segunda-feira, 19 de julho de 2010

PASSOS IMPORTANTES PARA LIDAR COM A ANSIEDADE




1. Ao acordar não levantar imediatamente. Relaxe o corpo e dê uma boa espreguiçada. Ao escovar os dentes, não o faça com rapidez. Quando fizer suas necessidades fisiológicas, não force o corpo. Deixe o movimento natural do seu organismo fluir com tranquilidade.
2. Procure fazer as tarefas do cotidiano com suavidade, sem pressa. Mesmo se o tempo for escasso, não se afobe. Tenha calma ao realizar as obrigações diárias. Observe o movimento de seu corpo ao tocar os objetos.
3. Quando estiver caminhando, sinta o movimento do seu corpo e o toque dos pés no solo. Mesmo que tenha pressa, não deixe de perceber esses sutis movimentos corporais.
4. Sempre que possível (no ônibus, nas filas, nas ruas, enquanto espera alguma coisa) procure observar sua respiração sem forçá-la. Só o ato de observar a respiração já é fator de desaceleração.
5. Ao tomar banho, relaxe. Mesmo que o banho não seja demorado, sentir o toque da água sobre o corpo relaxado já auxilia no processo de tranquilidade mental. Procure não ter pressa neste ritual.
6. Ao alimentar-se, tenha calma. Não coma com rapidez. Sinta o sabor do alimento (em pequenas quantidades) em sua boca antes de engoli-lo. Reconhecer o paladar auxilia no controle da ansiedade.
7. Quando estiver escrevendo, atendendo telefone, lavando louça ou limpando a casa, observe o movimento do seu corpo. Não faça movimentos bruscos. Tenha amor ao seu corpo que é a morada de sua alma.
8.     Sempre que possível observe se seu corpo encontra-se tenso e procure desfazer as tensões relaxando-o.
9. Aprenda a ouvir. Pessoas com muita ansiedade querem falar o tempo todo e não exercitam a escuta. Aprenda a respeitar a fala do outro, pois ouvir é um excelente exercício no controle da ansiedade.
10. Ter autocontrole nas situações de conflito é fundamental para o autoconhecimento e o crescimento pessoal. Deixe o tempo resolver algumas questões e não seja explosivo (a) diante das situações inesperadas. A calma pode ser uma grande riqueza em sua vida.
11.  Aprenda a ter paciência com a diversidade. O que é estranho hoje pode ser familiar amanhã. Duvide de suas certezas e aprenda a conviver com o inesperado.
12. Aprecie as belezas da vida. Olhe para os lugares com outro olhar. Aprenda a ver beleza naquilo que é habitual. Dê valor às conquistas de sua vida. Dê valor ao seu cotidiano.
13. Tenha uma motivação pessoal a partir dos encontros da Oficina Lidando com a Ansiedade. Por exemplo, tente fazer algo que você desejava há muito tempo e não conseguia por falta de motivação pessoal. Aproveite este momento para ter disciplina e conseguir alcançar seus objetivos.
14. Procure ser organizado (a). Observe em seus armários o que você não precisa e faça uma limpeza. Organize suas coisas colocando-as em lugares adequados e de fácil acesso. Quando possível utilize etiquetas para facilitar a localização. Descarte aquilo que não tem mais valor, doando ou vendendo.
15. Reforce sua espiritualidade. Busque conectar-se com Deus aumentando sua fé. Confie Nele para que você possa superar as dificuldades com mais serenidade.
16. Procure expandir sua consciência e ver o mundo além do seu umbigo. Talvez o seu sofrimento não seja tão grande quanto você imagina. Trocar experiências em grupo ajuda-nos a entender que todos os seres humanos sofrem, mas devemos ter resiliência para não fazermos tempestade em copo d'água.
17. Antes de dormir, procure relaxar o corpo pelo menos 15 minutos, observando a respiração, suavizando as tensões do corpo e esvaziando a mente dos pensamentos negativos. No início pode parecer difícil, mas com prática e disciplina este hábito certamente se incorporará à sua vida.
18. Faça pelo menos uma vez ao dia a prática da meditação do ouvir. Deixe os sons do ambiente penetrar nos ouvidos sem censurá-los ou filtrá-los.
19. Procure a auto-estimulação, mudando de ambiente, indo a lugares bonitos, visitando teatros, museus, cinemas, parques ou fazendo pequenas viagens. Tais atividades ajudam no controle da ansiedade e diminui a depressão.
20. Seja disciplinado (a) busque ajuda para lidar com a Ansiedade. Os ganhos serão enormes e os resultados ficarão para a vida toda.

Nenhum comentário: