segunda-feira, 9 de março de 2009

por um dia novo dia da mulher

Curioso lembrar que como as coisa vem e vão,
na história humana já ouve momentos em que o status da mulher ou sua posição e relevância na sociedade eram enormes, nos períodos da sociedade matriarcal onde o feminino era venerado e percepção da Divindade era um força ou princípio feminino responsável pela sustentação da vida a união da sociedade e sua sobrevivência provavelmente e agricultura tenha sido inventada por uma mulher, já que os homens eram afeitos a guerras e não tinham tempo para outras artes rsrsrs.
Vênus do Paleolítico

Vênus de Lespugue Réplica


Vênus_Von_Willendorf


Na virada das eras os homens não só conseguiram convencer as mulheres de eram inferiores, como deviam a eles submissão e obediência cega,
para que isso desse certo criou-se uma mitologia toda especial, onde Eva a mãe dos humanos era responsável pela entrada do mal na terra, de passagem Deus a criou depois do homem como uma mulher tinha um caráter infantil, indefesa, curiosa, sem disciplina e rebelde.
Pode ler no Genesis 2:21-25, 3: 6-24

A partir desse momento ela passou a ser a origem do mal a responsável pela queda não só do marido Adão mas de toda a humanidade o que parece bem simples.
Existia na Grécia Pandora que liberaa os males para o mundo devido a sua curiosidade,
Pandora a abelhuda, cada povo tem o seu mito semelhante.

Esse tema do gênero feminino estar em segundo plano em uma sociedade patriarcal é recorrente até hoje e pode-se ver o impacto na formação das pessoas de sua consciência do seu modo de ser e se relacionar com á vida.
Apesar dos avanços, as mulheres ganham menos, são vítimas de violências e escravidão.

E como a Natureza é dita Mãe Natureza, gênero feminino, seguimos o caminho violentando estuprando seus recursos, poluindo o meio ambiente, afinal é assim que tratamos a “mãe o eterno feminino”. Isso só se dá pela visão pobre do feminino da sua importância de seu papel em nossa sociedade.

Essa visão e seu discurso dominante, de nojo, de medo e violência com o feminino conduz tanto o gênero feminino e masculino a um beco sem saída é conhecida como misoginia.
que quer dizer segundo o Aurélio:
misoginia
[Do gr. misogynía.]
Substantivo feminino
1.Desprezo ou aversão às mulheres.
2.Psiq. Repulsa mórbida do homem ao contato sexual com as mulheres. [Antôn.: filoginia. Cf. ginecofobia.]


Essa misoginia é danosa a todos nós e nossas relações ficam limitadas, nossa expressão é tolhida e nossa evolução seriamente comprometida.
As visões mais nutridoras, relevantes e essênciais para nossa evolução hoje têm a ver com uma interferência do feminino ou de um olhar feminino na Terra, como a noção de ecologia, cuidar da casa um ato feminino amoroso, afetivo que pode ser praticado por homens e mulheres, no caso a casa é o planeta e a sociedade a familia.
Já o conceito de Ecossistema que é interdependência, conexão, ligação com a vida
também é vital.
Se trata de uma visão de sabedoria de aceitação da diversidade e é emancipadora.

E como diz o próprio Genesis se somos feitos do barro então a Mãe Terra deu os elementos aos seus filhos que constituem nosso corpos aminoácidos, proteínas, carboidratos, somos feitos da matéria, do latim Mater ou Mãe, o que não significa impuro ou inferior,nossa origem vem da terra,e dela nossa corporeidade sem corporeidade não há sentido em existir nesse mundo nesse planeta, eis a metáfora salvadora do Genesis.



Essa conexão com a matéria com a vida é uma visão espiritual do real.
Seguimos a vertente do industrialismo, do cartesiano e da falta de reflexão.
O que deu errado então e como não voltar as eras antigas por ciclos que já passamos e sabemos não devemos voltar...

A chave é uma educação voltada para o sensível, o belo e integrada a razão, a percepção do útil, que pode abrir caminhos para uma existência mais significativa.
Devolver as pessoas aos seus potenciais plenos, tanto homens como mulheres e dotá-los de sentimentos, emoções e reflexão sobre o existir.
Permitir cada pessoa viver sua singularidade dentro da diversidade.
Acredito que isso passa por um caminho dito do meio,
como diz Budha, o caminho do equilíbrio.

Cada ser humano aprende pelo convívio, por suas trocas e compartilhamentos.
Claro o objetivo da existência era sobreviver, daí homens e mulheres se associarem em tribos, com seus códigos de honra e modos de viver bem peculiares, as guerras, os enfrentamentos, os saques são lógicas que ainda dominam e estão presentes, mas fomos capazes de perceber que a guerra não traz o lucro esperado e esse modo predatório tem um alto custo e impacto em nosso ambiente e destino.
O que falta agora depois ver?

Mudar o modo de criar nossos filhos, de viver o cotidiano, de cobrar atitudes superficiais e desequilibradas.
Acima do gênero feminino e masculino, existe o gênero humano, o que não quer dizer que nos homens temos de nos efeminar... Mas que podemos integrar em nossa psique um elemento enriquecedor que traz sentido e vitalidade a nossa existência, a integração da razão e da emoção, um casamento interior, Hieros Gamos.

Acredito ser essa uma lógica fundadora e primordial.
O que isso significa incorporar essas novas lógicas as políticas públicas, políticas de família, criar uma sociedade voltada para a evolução do gênero, desenvolver a ética humana, bem como nossa identidade terrena, nossa ligação com esse cosmos.
Traria um avanço sem precedente na história humana.

Integrar essas lógicas aos nossos modos de ser e existir.


Apesar do sexismo hoje presente, a separação do gênero masculino e feminino e as tensões presentes, dizer que as mulheres são de um jeito e homens são de outro e uma redundância, na verdade são mesmos e ao mesmo tempo estamos cada vez mais parecidos.
O que digo e penso é que temos muito aprender uns com os outros...
Sobre nossa humanidade.
Somos iguais em direitos e diferentes em nossa singularidade.


Mas a falácia da homenagem a mulher como diz a antropóloga Gilda Castro é que ela passa longe da realidade cotidiana de cada pessoa humana onde hoje persistem violações, discriminação e a disparidade da dependência econômica, os assassinatos, incestos e a pedofilia...

Que realidade é essa onde as mulheres não se mobilizam em sua totalidade
para mudar esse quadro nefasto...

O bizarro prevalece as vezes em tom de ironia, onde um Arcebispo
uma pessoa versada em lei e filosofia, excomunga uma mãe e equipe médica que praticam um procedimento para salvar a vida de um criança de 9 anos
vítima da violência do estupro e deixa de fora o padrasto,
o violador da vida e da inocência da criança não é excomungado.

Um procedimento que levaria a perda da vida da criança
é defendido pelo padre para salvar vida, com base na lei de que não matarás...
Matar para salvar ou deixar ao léu, eis a questão...

Dom José
Dom José esta certo matar é crime para Deus, mas não se esqueça das exceções a regra,
os israelitas entraram em Canaã com permissão de Deus e mataram todo mundo que estava lá sem dó nem piedade, para tomar posse da terra prometida que manava leite e mel, Davi matou Golias inimigo do povo de Israel.
Jesus foi sacrificado por nossa salvação, isso foi assassinato e teve a benção divina,
com um atenuante foi voluntário e feito com amor.
Será que essas aparentes contradições seguem argumentos teológicos de que os fins justificam os meios...

Mas agora temos de nos perguntar a luz da fé, do amor do discernimento e da consciência e deixar o dogma de lado.

O que o amor faria nesse caso da menina?!
Aborto hoje é um questão de saúde pública.
e sociedade tem de pensar contracepção a prevenção de gravidez e planejamento familiar por amor e zelo com a família.

Nos Estados Unidos recentemente a administração Bush desencorajou e boicotou as ações da saúde que visavam imunizar com vacinas as mulheres do terrível do HPV- o Papiloma Vírus, que causa câncer cervical e destrói no cólon do útero, mata milhares de mulheres por ano, motivo isso iria aumentar ao nível de promiscuidade das adolescentes...

São exemplos de como as mulheres estão "abandonadas" e tem muito a avançar em todos os sentidos seja em países ricos ou pobres.
Mulheres do mundo Uni-vos!!!!!!!


A vida tem seus paradoxos e contradições...

Mas o que vale é o símbolo que existe,como um lembrete de uma realidade possível e desejável...
Feliz dia das mulheres!

Que cada dia seja melhor que ontem e que o amanhã seja melhor que hoje!!




A Propósito o mito bíblico foi desvirtuado na matriz existem duas historias da criação em paralelo a outra, no Genesis a 1º Gênesis 1: 26 onde Deus criar homens e mulheres juntos e os fez a sua imagem, sem metáforas...
Se ler ao pé da letra como os fundamentalistas, Deus é masculino e feminino.
Deus: “façamos o homem a nossa semelhança, e Deus passou a criar o homem a sua imagem macho e fêmea os criou e os abençoou”

A 2º Genesis 2:7 em diante... onde o homem é criado com poderes de guarda, controle, domínio sobre o desejo da mulher, sobre que pensa e fala, uau esqueceram de avisar minha mulher!!! Rsrsrsrs
Claro que essas lógicas dominam discursos modos de ser e visões de vida de muita gente ainda hoje!!!
Um roteiro prático e seguro e mantém as coisas nos eu devido lugar!!

Quando uma criança de 9 anos é estuprada e tem de dar a luz faça chuva ou faça sol em função de um dogma fundador, temos de preservar a vida em sacrifício da sua, natural já que Jesus deu sua vida por nos...

Isso significa que podemos continuar sacrificando, jovens, meninas e meninos, mães, a vida até quando...
São absurdos de quem tem com visão o feminino como descartável inferior e sujo.
Para quem ainda dúvida os ditos bons tempos não voltaram...
Veja o corpo dessa visão no livro malleus maleficarum.

Um nota de alerta, o que era um visão do natural, holística, ecológica da relação do humano com a natureza foi chamada de Bruxaria, ou artes de Satã.
É exemplo que explica como essa visões tardias podem contaminar e cegar o ser humano.

Em 1480 o papa Inocêncio VIII encomendou um guia de caça as bruxas, “Maleus Maleficarum” ou “Martelo das Feiticeiras” á dois dominicanos “Kramer e Springer” HEINRICH KRAMER - JACOBUS SPRENGER Malleus Maleficarum (El martillo de los brujos), um exemplo de misoginia medo e ódio do feminino que matou milhões de pessoas mulheres e homens.

O Martelo das Bruxas
21 páginas

Malleus Maleficarum


Um caminho onde a sacralização da família e do espaço de convivência e da vida, permite abrir novas percepções, novos campos de desenvolvimento ético,
como preconiza o humanismo secular não um retorno ao humanismo da luzes ou descrença do niilismo, mas um revisão de tudo que foi perdido e dos descaminhos hoje impostos a todos.
É preciso refletir para saber viver e retornar a sabedoria fundadora que sustenta a vida em coletividade em um mundo cada vez mais desintegrado e fragmentado por visões do caos e visões perdidas onde os falsos deuses da modernidade reinam.
O que é um paradoxo, uma contradição a ser superada.
heberle babetto




Para saber mais:
wikipedia Malleus_Maleficarum
sacred texts
texto original traduzido
malleus maleficarum org
a Bruxaria como afirmação do poder espiritual de Márcia Cristina Rodrigues.
Malleus Malefic Arum guia complete
Bruxaria o Inicio
National Institutes of Health: witchcraft

Nenhum comentário: