quarta-feira, 18 de março de 2009

O amor como caminho essêncial

O amor tem lá suas categorias?
Existem arquétipos do amor?
Será que é possível entender os diversos modos de ser
e a presença desses arquétipos em nossa vida?
Entendo essas categorias não como modos absolutos
mas como meios de se trilhar os caminhos do amor,
o amor possível, o amor nosso de cada dia!



O John Alan Lee Prof. de psicologia, em seu trabalho diferencia 6 tipos de amor
ou arquétipos.
Bem isso foi em 1973, hoje sociedade de consumo muda nossa ótica e forma de ser
a cada.
Já os arquetipos que Dr. Lee fala são tendências que podem ser observadas podendo aparecer conjuntamente e não se excluem, podem estar perfeitamente combinadas.
Se tabuladas podem um dia dizer e esclarecer sobre o comportamento e falar mais sobre as coisas do coração.
Como sabem, nosso caminho para união interior passa pelo amor!
Entender sua dinâmica e diversidade é o caminho do auto conhecimento!


Vamos ver sobre a relação amorosa e seus arquétipos:

Mania (do grego “ destempero e loucura”), quem nunca viveu um amor louco, ou ciumento que atire a primeira pedra.

O amor possessivo é determinado pelo ciúme. Altos e baixos emocionais, se alternam, dependendo ou não do fato de um ciumento estar seguro em relação ao parceiro.
Idéias de um eventual infidelidade do parceiro são vividas pelo ciumento com sofrimento e determinam tudo.
• Se o parceiro não dá atenção eu me sinto doente.
• Quando estou apaixonado tenho dificuldade em me concentrar em outra coisa.

Ludus (baseado nas festividades da antiguidade)

No amor lúdico, extraviou-se a liberdade sexual. O amante lúdico vê sua atratividade
Confirmada a cada nova conquista. Por isso procura aventuras e não relação duradoura.
Muitas vezes sustenta vários relacionamentos ao mesmo tempo.
• Já tive de impedir que dois de meus parceiros descobrissem a existência um do outro.
• Divirto-me jogando o “jogo do amor” com vários parceiros.

Pragma (a utilidade, muito comum hoje em dia e acho que ao longo da história humana o mais presente)


O amar pragmático escolhe o parceiro a partir da razão e com o objetivo de um relacionamento vantajoso. Os sentimentos tendem a ser reprimidos ou minimizados. Os amantes pragmáticos tem uma idéia exata do seu futuro, com o qual o relacionamento deve combinar.
• Planejo minha vida com cuidado antes de escolher um parceiro.
• Só entro em um relacionamento amoroso se nossos planos combinam.

Storge (cooperativo)

O amor amigável é o resultado de interesse e hábitos em comum; muitas vezes brota de uma amizade existente. Os parceiros cooperam bem e raramente briga; confiança e segurança estão no centro da relação.
• A melhor forma de amor surge de uma amizade.
• Meus melhores relacionamentos surgiram de grandes amizades.

Eros (baseado no Deus Grego do amor)

O amor romântico é tema de inúmeros filmes e romances.
Caracteriza-se por paixão e atração sexual intensa e satisfatória.
• Meu parceiro e eu estamos na mesma sintonia sexual.
• Nossa vida sexual é muito intensa e satisfatória.

Ágape do grego amor ao próximo

Se um relacionamento se baseia essencialmente na disposição ao sacrifício e no altruísmo. Lee fala do amor altruísta: aqui o bem estar do parceiro esta acima do bem próprio.
• Prefiro sofrer a ver meu parceiro sofrer.
• Geralmente estou disposto a subjugar meus desejos aos do meu parceiro.

Isso me lembrou de certa forma as categorias de desenvolvimento
da psique dada por Maslow, que ele chama de hierarquia de necessidades.
Que fala da busca da realização da existência, que de certa forma todos temos como panos de fundo, por mais comuns que sejam nossos desejos ou instintos em nosso desenvolvimento.



Daí me pergunto seria o amor um necessidade primordial, uma categoria ou arquétipo que permite o ser humano se realizar em sua psique em relação a outro ser humano.
Se assim somos porque não temos um educação amorosa para a vida?
Ainda temos tabus regras sociais, normas que tentam regular essa conduta.
Mas que ética é essa que vem do nosso ser e se manisfesta em nossa vida...

Já que rupturas, traumas e decepções se interpõem em nosso caminho de realização...
É válido pensar sobre minha motivação e meus modos de amar....
Como vemos existem várias formas de amor e de se amar.
Todas elas valem a pena...
As sem formas de amar, como diria Drummond,e você tem a sua preferida
ou combina algumas para ver no que vai dar?!!

Todas elas parecem bem satisfatórias; existe até o oposto disso o hedonismo a adoração do eu, indivíduos altamente centrados, que só enxergam a si e suas necessidades e onde alguns usam os outros com propósitos de manipulação,
tudo isso me nome do amor.
Basta assistir a novela das 8 e ver como estamos confusos em relação a isso, o amor.
Bem amigos, “Ame e dê vexame “ lembrando Roberto Freire.
Pessoalemnt acredito que amizade é um forma de amor que me acompanha e me permite realizar meu Self!
Heberle


Aprenda mais em O mapa do amor de Ailton Amélio.
A triangular Theory of Love Psychological Review.

Abraham_Maslow
Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow
uma critica a Maslow


Só louco Naná Cayme embalou minhas tardes de assistindo
O Casarão um novela sobre o amor,
que nunca mais vão fazer outra igual.
heberle babetto

Nenhum comentário: